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Cidades

Região da Rua 44 em Goiânia: um raio-X do 2º maior polo atacadista do País

Tentamos desvendar a rotina da área comercial que mistura problemas e esperança. São 150 mil empregos gerados e ao menos R$ 570 milhões movimentados por mês. Prefeitura prevê mudanças estruturais.
Carlos Freitas
23/11/2017, 15h30
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A região da Rua 44, em Goiânia, assusta quem não está acostumado com tudo no superlativo: são lojistas competindo por atenção, compradores cheios de sacolas, carregadores manobrando fardos de mercadoria. As calçadas estão lotadas de ambulantes vendendo roupas, objetos, comida. Nas ruas, carros, motos, ônibus, trânsito. Problemas e soluções ali andam lado a lado, competindo para ver quem sobressai. 

Inserido na rotina da região da Rua 44, que mistura caos e esperança, o #aproveiteacidade tentou desvendar uma área da capital onde tanta gente tenta ganhar a vida.  O comércio dali fomenta toda uma cadeia produtiva local, que já concentrou as vendas em outros pontos de Goiânia. Ao mesmo tempo, é sinônimo de bons negócios para quem sai de longe para garimpar mercadorias.

Lojistas e órgãos públicos tentam fomentar o interesse de varejistas amenizando questões estruturais e percalços do cotidiano de números impressionantes.  Segundo dados da Associação Empresarial da Região da 44 (AER44), são 20 mil pontos de vendas. Os comerciantes se dividem em 12 mil lojas nas galerias e em 8 mil barracas na Feira Hippie.

Sandálias do mesmo modelo em várias cores. Lojistas investem em variedade e apostam no custo-benefício para conquistar clientes

A AER44 afirma que a região gera 150 mil empregos diretos e movimenta, em média, R$ 570 milhões por mês, de janeiro a setembro. Nos últimos meses do ano, o valor pode chegar a R$ 1 bilhão. Estes números fazem da região da rua 44 o segundo maior polo atacadista do Brasil, atrás apenas no Brás, em São Paulo.

As lojas da 44 comercializam mercadorias para todos os estados brasileiros. Parte dos compradores ocupa 5 mil leitos concentrados em poucos quarteirões. Outros optam por sequer repousar em Goiânia. Reservam apenas um dia para as compras e vão estocando os produtos nos bagageiros dos ônibus. Há lojistas exportando produtos para países na África, da Europa e para os Estados Unidos.

História

Esquina da Rua 44, com a Rua 67-B é um dos gargalos do trânsito. A 67-B dá acesso ao Mega Moda Shopping, um centro comercial que é referência na região

O surgimento da região da rua  44 teria sido impulsionado pela transferência, em 1995, do funcionamento da Feira Hippie da Avenida Goiás para a Praça do Trabalhador, no Centro de Goiânia.  Segundo o presidente da Associação Empresarial, Jairo Gomes, as primeiras galerias nas imediações da feira surgiram cinco anos depois.  O“boom” destes empreendimentos veio na segunda metade dos anos 2000 e ganhou força com a decadência de outras  regiões comerciais, como a Avenida Bernardo Sayão.

Um dos empreendimentos pioneiros na Região, o Shopping Imperial foi construído pelo presidente da AER44 – também à frente da Rádio Hippie de Goiânia. Ele afirmou ter visualizado que a região poderia ser um grande ponto de vendas, além dos finais de semana, por causa da potencialidade dos feirantes. “Os próprios feirantes foram meus primeiros clientes no shopping, pois viam ali um ponto fora da feira”, contou.

Com intuito de chamar a atenção para região da rua 44, Jairo conta que passou a subsidiar a vinda de ônibus de outros estados e a investir em infraestrutura, pensando no conforto no turista de compras. O empresário é o presidente da associação desde que ela foi criada, em 2015. Ele acredita que a região segue em expansão, graças à qualidade os produtos, bom custo-benefício e a localização central no País.

O maior shopping

Carros de som são um das estratégias para atrair lojistas e sacoleiras para compras no atacado. Vale usar chapéu de cowboy e fantasia

Grandes empresas investiram na região da rua 44, apostado em seu potencial. Dentre elas, o Grupo Novo Mundo, que criou o Mega Moda Shopping, em 2011, uma referência do complexo de turismo de compras.

Segundo o superintendente do Mega Moda Shopping, Chrystiano Câmara, o local espera um aumento de 20% no fluxo de clientes neste fim de ano e deve ultrapassar a marca do ano anterior, que foi de 1 milhão de visitantes apenas em dezembro.

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Consumidores conferem a qualidade dos produtos. Galerias oferecem uma infinidade de mercadorias e investem na especialização da mão de obra como diferencial

O shopping, segundo o superintendente, vem investindo na melhoria do atendimento aos clientes e na estrutura do local. Está aumentando o número de banheiros, estacionamentos e dormitórios para os motoristas dos 650 ônibus, que o Mega Moda recebe mensalmente.

Uma das inovações é o espaço “Clube da Costura”, uma incubadora de moda que visa conectar estudantes, profissionais, estilistas e designers.  O intuito é melhorar a habilidade da costura entre os participantes. Além disso, o Mega Moda tem um hotel, que de quinta a domingo, quando as lojas mais recebem clientes costuma ter 100% de ocupação.

Ônibus abarrotado de malas e sacolas.  Segundo dados do Mega Moda Shopping, são 650 destes veículos com compradores que visitam a região todo mês

Shopping inova para atrair clientes

O Mega Moda funciona de terça a quinta, das 8h às 18h; nas sextas, das 7h às 19h, e aos sábados das 6h às 19h . O horário costuma ser seguido pelas demais galerias.

Conhecida pelas lojas atacadistas, Chrystiano Camara acredita que a forma mais importante de venda hoje na 44 é do tipo “atacarejo”, comum também entre as pessoas que moram em Goiânia.“Os preços das mercadorias são muito atrativos, por isso as pessoas compram muito na modalidade chamada atacarejo, quando levam grande quantidade de peças, normalmente variadas, mas ainda em um número menor que o atacado”, afirmou o superintendente.

A região Centro-Oeste concentra 43,5% dos compradores do shopping Mega Moda, o maior do complexo comercial da 44. O Sudeste tem 28,2%, o Norte tem 13,7%. 9,2% são do Nordeste e apenas 1,2% do Sul.  A pesquisa  teve 600 entrevistas e foi realizada no 1º semestre de 2017 pelo centro de compras.

Problemas na 44

Trânsito na rua 67 -B, no Setor Ferroviário. Não é só esta via que fica cheia de veículos. Ter paciência para trafegar pelas ruas do entorno da 44 nos finais de semana é uma arte

A região da 44 chama a atenção de ambulantes. O problema reclamado pela Associação Empresarial da Região da 44 (AER44) e por  lojistas é a falta de presença e gestão do poder público para coibir a atuação dos comerciantes informais. Para Jairo Gomes, presidente da AER44, os ambulantes “afugentam os turistas de compras” e a fiscalização da Prefeitura é deficitária.

A Secretaria de Fiscalização Urbana, ligada a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh) informou que, em parceria com a Guarda Civil Metropolitana (GCM), “tem realizado ações visando garantir o ordenamento na região da 44, evitando que os espaços sejam tomados pelo comércio irregular de produtos diversos, garantindo o trânsito de pedestres e consumidores”.

Ambulantes também ofertam grande variedade de comida. Os caldos de frango, feijão e vaca atolada desta barraquinha são disputados

O presidente da GCM, o comandante José Eulalio Vieira, que afirmou que a corporação está atuando junto com as equipes de fiscalização, para evitar que os ambulantes tomem conta das ruas do local. Desde o dia 9 de novembro, segundo ele, há fiscalização todos os dias das 6h da manhã até a meia-noite. Esta operação deve durar até o final do ano. Mas não é só o comércio informal que incomoda lojistas e compradores. Calçadas cheias, sujeira, trânsito, desrespeito.

Projeto quer adequar região da rua  44 ao turismo de compras

Clientes disputam lugar nas calçadas da Rua 44, em Goiânia. Fluxo é ainda mais intenso nos meses  que precedem o Natal

O presidente da Secretaria Municipal de Trânsito (SMT), Fernando Santana, afirma que a região da rua 44 merece uma atenção especial, e que a Prefeitura busca soluções definitivas. Ele adiantou que um projeto, que prevê a mudança no fluxo de algumas ruas, a transformação de algumas destas em calçadões – que também teriam jardinagem -, e a instalação de câmeras de videomonitoramento está em fase de elaboração. A implementação deve ocorrer a partir de 2018.

Além de auxiliar no monitoramento do trânsito, como e feito nos arredores do Parque Vaca Brava, deverá ocorrer um convênio com a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-GO) para reforçar a segurança e auxiliar no trabalho da polícia.

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Cidades

Agenda: confira os programinhas em Goiânia, de 23 a 26 de novembro

MC Kevinho, gelato grátis em inauguração de sorveteria, troca coletiva de roupas e livros. Baladas, eventos veganos, musical com crianças da Apae. Um monte de opções para se divertir e repensar hábitos.
Paula Falcão
23/11/2017, 17h49
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Você nem percebeu e mais um fim de semana está chegando, e, claro, o #aproveiteacidade tem rolês ótimos para sugerir em todos os cantos de Goiânia nestes  quatro dias.

Tem MC Kevinho, show de despedida de banda goiana, baladas funks, open bar, Chorinho, samba com feijoada, feira de trocas, evento vegano, ajuda ao Projeto Viva Gato, festa retrô, musical das crianças da Apae e até sorvete de graça em inauguração de sorveteria!

Confira a agenda de 23 a 26 de novembro e aproveite!

QUINTA

O Evoé  recebe a partir desta quinta-feira (23) a  exposição literária Mini Contos Ambulantes, com contos pequenos de diversas temáticas / Foto:  Jecyca Maia

Kevinho na Santafé Hall

MC Kevinho, dos hits “Olha a Explosão”, “Encaixa” e “O Grave Bater” se apresenta na boate Santafé Hall, em uma noite que promete muito funk.

Onde: Santafé Hall – Avenida 136, nº222 – Setor Marista

Quando: Quinta-feira a partir das 22h

Entrada: R$20 (Feminino) – R$40 (Masculino)

 

Complexo apresenta: Obalalá – Discotecagem Vinyl

Encabeçado por Bruno Caveira e Sabará o projeto Obalalá é uma homenagem a João Gilberto com a música Hô – Ba – Lá – Lá em seu memorável disco de 1959. Mesclando LPs originais com os arquivos digitais, a noite promete ritmos brasileiros, afro-latinos, e vários outros estilos.

Onde: Complexo Estúdio & Pub – Rua 7, nº485, sala 1 – Centro

Quando: Quinta-feira a partir das 21h

Entrada: R$5

Mais Informações: https://www.facebook.com/events/533012520424687/

 

Mini Contos Ambulantes

O Evoé recebe a exposição literária Mini Contos Ambulantes, que aborda diferentes temáticas (fantasiosas, lúdicas e realistas) com um formato de contos pequenos. O projeto é concebido por Priscila Machado, e acontece até o dia 26.

Onde: Evoé Café com Livros – Rua 91, nº489 – Setor Sul

Quando: Quinta-feira a partir das 20h

Entrada: Gratuita

Mais Informações: https://www.facebook.com/events/150967965650126/

 

Show de despedida do WxCxM pra Tour!

A banda WxCxMx faz o show de despedida e depois parte para uma turnê no Norte do país. No evento ainda tocam as bandas Entre os Dentes, Ressonância Mórfica e Leech Eclipse.

Onde: Old Stúdio – Av. Araguaia, nº599 – St. Central

Quando: Quinta-feira a partir das 20h

Entrada: Gratuita

Mais Informações: https://www.facebook.com/events/187822381789457/

 

Solta O Grave: Funk! Free até 23h

Quinta-feira é o dia oficial do funk na Diablo, e para melhorar ainda mais o role, tem promoção de 2x tequilas até 23h30, e de 2x Diablo Shot das 23h30 até 02h. E se você consumir R$60 ou mais, o valor de entrada da sua comanda é retirado.

Onde: Diablo Pub – Rua 91, nº 632 – Setor Sul

Quando: Quinta-feira a partir das 22h

Entrada: Gratuita até 23h – Após, R$20 com nome na lista

Mais Informações: https://www.facebook.com/events/1756363524673534/

 

SEXTA

A Bacio di Latte inaugura nova loja no Goiânia Shopping com distribuição de sorvetes free, das 10h às 15h / Foto:  Paula Falcão

Chorinho no Grande Hotel

O Chorinho continua sendo sucesso nas sextas-feiras à noite. O evento com nome oficial de “Grande Hotel Vive o Choro”, é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia. Nesta sexta tocam às 19h Granfieira, às 20h Pó de Mico, e às 21h Mayara Silva.

Onde: Grande Hotel – Avenida Goiás, esquina com a Rua 3;

Quando: Sexta-feira a partir das 19h

Entrada: Gratuita

Sexta | OPENf*kingBAR

O El Club mudou seu open bar para as sexta-feiras, que continua com cerveja Sol, Gin Tônica, tequila, chosen, fada Verde, água (pra hidratar) e mais um monte de itens do cardápio. Os dj´s são Jolene Parton, Kath Poison e Victor Basilio.

Onde: El Club – Rua 115, procure pelo X

Quando: Sexta a partir das 23h

Entrada: R$50 (Lista via site) até 0h – R$60 após

Mais Informações: https://www.facebook.com/events/410652529349471/

 

Complexo apresenta: Abluesados

Abluesados apresenta show com repertório próprio e repaginando grandes clássicos de B.B. King e Muddy Waters, além de vários outros gênios do Blues. A banda é composta por Luciano Ninomia e Fridinho (gaita, guitarras e vocais), Maurício Machado (baixo) e Marcelo Rezende (bateria).

Onde: Complexo Estúdio & Pub – Rua 7, nº485, sala 1 – Centro

Quando: Sexta-feira a partir das 22h

Entrada: R$5 (Acesso a Laje) – R$10 (Entrada para o show)

Mais Informações: https://www.facebook.com/events/163108967629754/

 

Sexta – O Rio Vai Descer (Black Friday) @ROXY

A Roxy promove seu baile funk nas sextas-feiras. E como é black Friday, várias promoções de bebida do tipo doubles e até tripadinhas. Os dj’s são Chaul, Lipy e Iara.

Onde: Roxy Goiânia – Rua 87, nº536 – Setor Sul

Quando: Sexta-feira a partir das 23h

Entrada: Lista VIP com os promoters Valida até 0h – Após, R$20 (sem nome na lista) – R$15 (Das 00:00 – 01h com nome na lista)

Mais Informações: https://www.facebook.com/events/931464480340816/

 

Gelato Free – Inauguração Bacio di Latte – Goiânia Shopping

A Bacio di Latte inaugura sua nova loja e vai ter distribuição de gelatos das 10h às 15h. É um role diferente, mas o #aproveiteacidade não poderia deixar de mostrar para vocês!

Onde: Goiânia Shopping – Avenida T-10, nº 1.300 – Setor Bueno

Quando: Sexta-feira das 10h às 15h

Entrada: Gratuita

Mais Informações: https://www.facebook.com/events/289703181547630/

 

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Musical O Corcunda de Notre Dame

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) apresenta o espetáculo musical “O Corcunda de Notre Dame”. A produção é estrelada por alunos, familiares e colaboradores da Apae Goiânia.

Onde: Teatro Rio Vermelho – Centro de Cultura e Convenções de Goiânia

Quando: Sexta-feira às 20h

Entrada: R$30 (meia)

Mais Informações: https://www.facebook.com/events/152059478875259/

 

SÁBADO

Hits dos anos 70, 80 e 90 animam o sábado no Bolshoi Pub. A festa “Tô nos 30” é tradicional na casa / Foto:  Jecyca Maia

 

SambaBier Com Heróis de Botequim e Feijoada

A Brejaria Terres abre no sábado e recebe a banda de samba Heróis de Botequim. Tem feijoada, petiscos e 20 torneiras de chope artesanal.

Onde: Brejaria Terres Biergarten – Rua C135, nº375 – Jardim América

Quando: Sábado das 12h às 23h

Entrada: R$10

Mais Informações: https://www.facebook.com/events/2006984856204218/

Paradigma dos 60’s – Anos Rebeldes

O Evoé recebe evento promovido pelo Coletivo LAGAI, que procura te levar a uma imersão no contexto cultural e histórico da década de 1960. A ideia é as pessoas irem com look anos 60 para curtir a programação que inclui exposição fotográfica, shows e performances cênicas.

Onde: Evoé Café com Livros – Rua 91, nº489 – Setor Sul

Quando: Sábado a partir das 20h

Entrada: R$10

Mais Informações: https://www.facebook.com/events/1019548688187763/

 

 Acabou em Pizza no Complexo – Entrada Free

O Complexo faz uma festinha pensando no fim da maioria das pessoas, e, por isso, o role é de graça. Tem pizzada na laje e rodízio de bandas na salinha. Cada uma das cinco bandas escolhidas pode tocar 15 minutos.

Onde: Complexo Estúdio & Pub – Rua 7, nº485, sala 1 – Centro

Quando: Sábado a partir das 22h

Entrada: Gratuita

Mais Informações: https://www.facebook.com/events/179292879318529/

 

RUM apresenta – Festival Viva Gato

Mais um role super massa que visa ajudar e arrecadar fundos para o Projeto Viva Gato. São 5 bandas, além de comidinhas veganas e bazares no quintal.

Onde: República Estúdio – Alameda Botafogo, nº428 – Setor Central

Quando: Sábado das 19h

Entrada: R$15

Mais Informações: https://www.facebook.com/events/1928798074108012/

 

 Tô nos 30

A Tô nos 30 é uma das festas retrôs mais tradicionais de Goiâna, e acontece mais uma vez no Bolshoi Pub. Os dj’s são Rodrigo Carrilho e Lincoln Turini, trazendo os sons dos anos 70, 80 e 90: pop, rock, soul, disco e muito, muito mais.

Onde: Bolshoi Pub – Rua T-53, nº1140 – Setor Bueno

Quando: Sábado a partir das 21h

Entrada: R$50 em dinheiro no Fran’s Café do Marista e Oeste – R$60 na portaria

Mais Informações: https://www.facebook.com/events/152346998706376/

 

 

DOMINGO

O Projeto Invisível, de Santhiago Selon resultou em um grande mural na área II da PUC no Setor Universitário e em catálogo que será lançado neste domingo, no Beco da Codorna / Foto:  Paul Falcão

Dilsinho no Pagode N.1 – Goiânia

Dilsinho, cantor de pagode romântico, se apresenta no Manakai Sport Food. O show faz parte do projeto Goiânia Tem Samba, e terá músicas do último CD, além de sucessos regravados pela banda Sorriso Maroto e pelo cantor Thiaguinho.

Onde: Manakai Sport Food – Av. PL-2 esquina com PL-4 – Park Lozandes

Quando: Domingo a partir das 17h

Entrada: A partir de R$80

Mais Informações: https://www.facebook.com/events/128478584530553/

 

Feira Coletiva

O Evoé recebe o Coletivo 489, que organiza uma troca coletiva. Pode ser um tênis, aquela jaqueta que você não usa mais, sapatos, bolsas, camisetas, “brusinhas” ou livros.  Aí você troca por algo que pode ser útil pra você. Não serão permitidas vendas.

Onde: Evoé Café com Livros – Rua 91, nº489 – Setor Sul

Quando: Domingo a partir das 16h

Entrada: Gratuita

Mais Informações: https://www.facebook.com/events/164216317507403/

 

Lançamento de Catálogo – Projeto Invisível

A Upoint, no Beco da Codorna, sedia o lançamento do catálogo do Projeto Invisível, de Santhiago Selon, realizado em junho e julho deste ano na área II da PUC GO. O evento tem apresentação do Mini DOC e distribuição gratuita dos posters.

Onde: Beco da Codorna – Entrada pela Av. Anhanguera (Próximo a esquina com a Avenida Tocantins) – Centro

Quando: Domingo a partir das 16h

Entrada: Gratuita

Mais Informações: https://www.facebook.com/events/1510511239039903/

 

 Go Vegan #22

O Go Vegan #22 acontece com o objetivo de divulgar o veganismo, e que ele se estende além do prato. Os organizadores afirmam ser um espaço para compartilhar ideias e o consumo sustentável de pequenos empreendedores, produtores e revendedores.

Onde: Vila Cultural Cora Coralina – Rua 03 esq. c/ Av. Tocantins – Centro

Horário: Domingo a partir das 16h

Entrada: Gratuita

Mais Informações: https://www.facebook.com/events/471915779819031/

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Cidades

Conheça a trajetória de inovação e empreendedorismo do Aproveite a cidade

Em agradecimento ao Centro Knight de Jornalismo para as Américas, Paula Falcão, fundadora da plataforma, compartilha trajetória profissional e um pouco da rotina da nossa empresa.
Paula Falcão
28/11/2017, 13h34
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Você conhece a nossa história? O Aproveite a cidade é o resultado de muitas reviravoltas da vida, de encontros certeiros e pessoas que querem fazer acontecer uma comunicação diferente. Talvez, o que você não saiba é que a nossa trajetória tem uma forte ligação com o Centro Knight de Jornalismo para as Américas, cuja sede fica em Austin, no Texas (EUA).

Campus de Austin da Universidade do Texas, onde é sediado o Centro Knight de Jornalismo para as Américas / Foto: arquivo pessoal (2015)

A instituição trabalha com a democratização do conhecimento em comunicação, com cursos gratuitos. Há cinco anos as aulas online deram um upgrade significativo nesta distribuição de metodologias, com os chamados Massive Open Online Courses (MOOCs) –  Cursos Massivos Abertos Online.  Para comemorar esta marca, o Centro Knight reuniu depoimentos de alunos contando como suas carreiras foram impactadas pelos cursos. Você pode ler várias delas, AQUI!

A seguir, você confere o relato da Paula Falcão, fundadora do Aproveite a cidade. Nele, você vai entender como os  MOOCs  “Introdução ao Jornalismo Móvel” (2014),  “Produção de vídeos jornalísticos para a internet” (2016) e “Videojornalismo: narrativas visuais para plataformas digitais” (2017) ajudaram na construção da nossa plataforma. Também separamos  fotos que ajudam a ilustrar esta história.

“Esta narrativa é, definitivamente, um agradecimento.  Em 2014, vi no MOOC “Introdução ao Jornalismo Mobile” a possibilidade de me aperfeiçoar em uma área que considerava necessária e com a qual tinha afinidade, principalmente em relação a vídeo.  Minha intenção era galgar uma oportunidade profissional para produzir reportagens audiovisuais na redação do jornal O Popular, onde eu trabalhava na época como repórter na editoria de Esportes.

Meu projeto de vídeos de um minuto, em que apresentava opções de turismo e lazer em Goiânia – uma capital vista como pacata e desinteressante pelos próprios moradores -, foi selecionado como um dos melhores trabalhos finais no curso. Os vídeos foram produzidos com um celular ultrapassado, fones de ouvido e distribuídos por WhatsApp. Como prêmio, acompanhei o Simpósio Internacional de Jornalismo Online (ISOJ), em Austin (TX), em abril de 2015.

Primeiro registro feito por Paula Falcão em viagem a Austin, no Texas. Estudantes selecionados foram recebidos com canecas do Simpósio / Foto: arquivo pessoal (2015)

Acompanhar o ISOJ foi a experiência mais fantástica que poderia acontecer.  Vi abrir diante de mim um leque de possibilidades de comunicar, novas maneiras de contar histórias e praticar jornalismo. Tudo direto da fonte, relatado por representantes das mídias mais respeitadas no mundo. Criei uma nova perspectiva da profissão e tive muita vontade de dividir e praticar o que aprendi.

Como o Knight Center influenciou minha trajetória profissional

Mal voltei a Goiânia, após a viagem aos Estados Unidos, e estreava no Popular o primeiro produto jornalístico pensado em termos de formato e execução para as mídias sociais. Ele finalmente invertia a lógica que colocava o impresso em um patamar mais valorizado. O jornal daquele dia tinha uma matéria que explicava um produto digital: o “Aproveite a cidade”, uma série de quatro vídeos apresentando Goiânia, inspirado no meu projeto final do MOOC.

Após Colóquio de Jornalismo Digital, estudantes posam com Rosental Alves, diretor do Centro Knight, e Lorena Tárcia, professora do MOOC de Jornalismo Móvel / Foto: arquivo pessoal (2015)

A receptividade do Aproveite a cidade  nas redes sociais foi ótima. Foi bem assistido para o parâmetro que tínhamos, gerou engajamento e comentários positivos. Mas a preocupação da redação era basicamente fluxo e audiência para o site. Só consegui mudar de função e trabalhar com vídeos para internet seis meses depois. Fui a primeira jornalista do Popular com a função de pensar o multimídia.

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Foi desafiador estruturar a lógica produtiva para que o vídeo fosse visto como um conteúdo independente, mas que agregava valor ao material produzido rotineiramente. Antes, os vídeos reproduziam o que já estava disponível em texto. Foi necessário mobilizar fotógrafos para a nova linguagem, ir para a rua como videomaker, indicar como deve ser feito, editar, conversar com editores, repórteres.

Árvores são contorno ao prédio que recebeu o Simpósio Internacional de Jornalismo Online (ISOJ), na Univeridade do Texas, em 2015 / Foto: arquivo pessoal

Em certo ponto, a produção se voltou mais para programas fixos do que para reportagens. Até que o MOOC “Produção de vídeos jornalísticos para internet” em julho de 2016 clareou o que deveríamos aplicar para entregar conteúdo em vídeo de qualidade. Houve boa mobilização dos profissionais da redação em torno deste curso.

Mais um MOOC e o curso no Youtube

Pela segunda vez, tive um trabalho premiado e fui uma entre os 15 alunos do MOOC que visitaram o Youtube Space, em São Paulo. Foi importantíssimo saber utilizar as funcionalidades da plataforma da melhor maneira. Mais que do que isso, conhecer como a produção de vídeos para a internet funcionava em outros veículos, trocar experiências e aprender com João Wainer detalhes da rotina produtiva que não entraram no MOOC… totalmente enriquecedor!

Alunos selecionados para encontro e curso no Youtube Space, em São Paulo, após MOOC Produção de vídeos para internet em 2016.  João Wainer, professor do curso, está ao centro, de preto / Foto: arquivo pessoal

Como o Aproveite a cidade virou um negócio

Em novembro de 2016, com orientação de uma amiga que trabalha há anos no mercado publicitário, consegui enxergar o potencial de negócio do Aproveite a cidade. Eu não tinha de voltar a fazer meu produto dentro da redação. Talvez, eu devesse construir a oportunidade de aplicar o que aprendi em MOOCs, cursos de especialização e na pós-graduação de gestão em mídias digitais estruturando meu próprio negócio, com uma perspectiva diferente do “ser jornalista” que tinha vivido até ali.

Demorou um pouco, muita coisa aconteceu pelo caminho, mas em junho de 2017 coloquei a plataforma de conteúdo Aproveite a cidade no ar. Claro, um belo time trabalhou para fazer acontecer. Com o propósito de mudar a maneira como as pessoas se relacionam com as cidades por meio da informação, o veículo trabalha com linguagem adequada aos cinco meios em que se apresenta: site (diaonline.ig.com.br/aproveite), Youtube, Instagram, Facebook e Twitter.

Paula Falcão durante gravação de vídeo para o Aproveite a Cidade, no Bosque dos Buritis, em Goiânia/ Foto: Carla Falcão (2017)

Entendemos que promover a conexão real de pessoas com lugares é uma missão cidadã. Isso as torna mais conscientes de sua história, da aplicação de dinheiro público, da necessidade de conservar, cobrar melhorias e como fazê-lo. Ainda estamos no começo, mas o negócio mostra-se com perspectiva sustentável. Também queremos aplicar a partir de 2018 formas inovadoras de monetização.

Não é fácil. Minha dedicação é integral. Mas a relação com as pessoas que seguem o Aproveite a cidade é incrível!  Acho que estou no caminho certo e ele começou com conhecimento de um MOOC do Knight Center, um celular, um fone de ouvido e a ajuda da minha irmã, então com 17 anos e nenhuma técnica, gravando vídeos numa manhã de terça-feira nos bosques de Goiânia.”

Obrigada a todos que fazem o Aproveite a cidade ser o que é!

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Cidades

Ilustrações de construções de Goiânia criam nova perspectiva da cidade

Projeto Pigmentos é inspirado no uso da cor no Cinema e ressalta a arquitetura e o cotidiano da capital.
Karine Almeida
28/11/2017, 19h33
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As construções históricas de Goiânia estão sendo replicadas em forma de ilustrações. A valorização da arquitetura, por meio de versões gráficas, tem sido feita por artistas, designers, arquitetos, pessoas preocupadas com a consolidação do imaginário do goianiense em relação ao espaço urbano e à conexão com a cidade.

Ilustração do arquiteto  Rodolpho Furtado apresenta o Grande Hotel, na Avenida Goiás, em Goiânia, sem qualquer intervenção na paisagem/ Reprodução: Pigmentos Goiânia

Dentre as iniciativas está o projeto Pigmentos (@pigmentosgoiania), que tem como idealizador o arquiteto urbanista Rodolpho Furtado. Ele já apareceu aqui no #aproveiteacidade, graças a um roteiro histórico sobre o bairro de Campinas. A ideia de replicar pontos de Goiânia graficamente surgiu a partir da leitura de um artigo sobre como a paleta de cores ajuda a ambientar a narrativa dos filmes.

Pode não fazer sentido imediatamente, mas Rodolpho decidiu aplicar a mesma lógica do cinema para retratar a capital.  “Eu queria ver qual atmosfera seria gerada se eu fosse capaz de isolar os prédios (de Goiânia) e trabalhasse as cores componentes”, ponderou. Deu muito certo.  Nas ilustrações os lugares replicados parecem monumentos, com pinturas intactas, sem qualquer desgaste ou intervenção urbana. É como se fosse uma visão ideal.

Arquiteto Rodolpho Furtado elabora ilustrações de elementos de Goiânia a partir de fotografias que tira de lugares e objetos. Perfil no Instagram que expõe as imagens foi criado em outubro de 2017/ Foto: arquivo pessoal

O arquiteto já foi procurado pela Associação de Art Déco de Goiânia devido à repercussão de seu trabalho, que começou de forma despretensiosa no Instagram e acabou ganhando visibilidade. A princípio, houve interesse em expor as criações de Rodolpho.  “A associação me procurou pra saber mais do projeto, mas nada foi definido ainda”, explicou.

Rodolpho ativou o usuário @pigmentosgoiania no Instagram no dia 31 de outubro. “Quando eu vi, minha página no Instagram já tinha saltado para 700 seguidores. Isso em apenas três dias”, contou. No dia 28 de novembro, às 18h, eram 923 seguidores, que se interessaram organicamente pelo perfil.

Venda de pequi na Av. Goiás #goiania #setorcentral

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Uma publicação compartilhada por Projeto Pigmentos Goiânia (@pigmentosgoiania) em Out 31, 2017 às 2:48 PDT

Para compor as ilustrações o urbanista costuma fotografar a maior quantidade possível de ângulos do objeto escolhido. Assim, ele obtém imagens bem detalhadas e consegue reproduções mais fiéis. Casas e edifícios em art déco, igrejas, os viadutos que nos remetem imediatamente à capital, o 14 Bis suspenso na Praça do Avião já foram representados por Rodolpho.

Mas o projeto Pigmentos vai além da ilustração das construções de Goiânia.  Rodolpho quer revelar um pouco do cotidiano dos goianienses, “eu quero mostrar as experiências, coisas do dia a dia, o pequi é uma delas”, esclarece. Uma banquinha de pequi já ganhou destaque entre os recortes. Para ele, é difícil deixar o fruto, que é  uma paixão goiana, de lado ao abordar a cultura regional.

Futuro do projeto Pigmentos Goiânia

Casa Rosa no Setor Universitário. Arquiteto exalta construções fora do roteiro histórico convencional de Goiânia e quer participação do público

Para que o projeto não fique somente nas redes sociais, Rodolpho quer pleitear recursos de leis de incentivo a cultura, além de organizar uma exposição em um futuro próximo.  De imediato, ele busca mais participação popular na empreitada. Que tal indicar lugares para serem registrados em pigmentos?  É só deixar a sugestão pra gente, nas nossas redes, ou no Instagram do projeto!

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Anápolis

Mostra de Arquitetura em Anápolis exalta memória de Casarão de Niemeyer

Exposição fica aberta ao público até o dia 10 de dezembro. Os 29 ambientes misturam tendências do segmento e a história do lugar.
Luisa Sahium
06/12/2017, 19h20
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A residência  projetada por Oscar Niemeyer, que pertenceu ao Dr. Anapolino de Faria recebe, desde o dia 8 de setembro, a Mostra Kzulo de Arquitetura, Design de Interiores e Paisagismo de Anápolis. A exposição, que  transformou os 29 ambientes  do casarão, no Centro de Anápolis,  chega a última semana (até 10 de dezembro) com uma série de referências para o segmento e exaltando a memória do lugar.

Bisneto de Oscar, Paulo Sergio Niemeyer esteve na Mostra Kzulo.  Foto foi tirada em frente ao e o Painel Azul e Branco de Paulo Werneck | Foto: Luísa Sahium

Você se lembra quando o #aproveiteacidade foi visitar a obra? Conforme prometido, a reforma manteve a essência histórica do local e preservou as características mais importantes como o Painel dos Apóstolos, agora compondo a sala de música; e o Painel Azul e Branco de Paulo Werneck, que faz parte de uma varanda pra lá de moderna.

Treliça do Home  de Lanna e Isabella Torres é inspirada por uma já existente no projeto original da casa, feita por Zanine Caldas | Foto:  Luísa Sahium

A viagem no tempo começa desde a entrada. A visitação é guiada por profissionais que estão à disposição para contar a história de cada ambiente e seus detalhes curiosos.  As poltronas histórias de Sergio Rodrigues estão no escritório do médico e na garagem, onde encontra-se o carro que pertenceu à Juscelino Kubitschek.

Na garagem da Mostra Kzulo, a Mercedes Benz 1963 usada  por Juscelino Kubitschek | Foto: Luisa Sahium

Na área externa, bar, café e restaurante estão prontos para receber o público. Houveram desfiles de moda, ações solidárias e muita música ao vivo durante o período da Mostra. Para consumir, é preciso pagar o ingresso de entrada normalmente. As programações são sempre divulgadas no Instagram oficial do evento @mostrakzulo.

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Banho do casal, projetado por  Filipe Lemos e Letícia de Faria. Banheiros da mostra trazem referências contemporâneas e da década de 1960 | Foto:  Luísa Sahium

Mostra Kazulo

Quando: Até dia 10 de dezembro;

Funcionamento: De terça a sexta-feira: 17h30 às 23h | Sábado, domingo e feriados: 12h às 23h;

Onde: Rua Dona Sandita n°55, Setor Central, Anápolis/GO;

Ingressos: R$32 (inteira) e R$16 (meia);

Informações:www.kzulo.com

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