O time Aproveite a cidade decidiu selecionar quatro lugares que todo mundo tem que conhecer em Goiânia. Para isso, levamos em consideração a relevância histórica, o valor afetivo desses espaços e a curiosidade que eles podem gerar.
Ou seja, é uma espécie de roteiro turístico básico que dá de fazer com algumas horas livres na capital! Aliás, uma boa dica é usar o aplicativo de bicicletas compartilhadas para os passeios!
1. Faça um passeio pela Praça Cívica
Sem dúvida, a Praça Cívica é um dos lugares que todo mundo tem que conhecer em Goiânia. Trata-se do marco inicial da capital. Além de abrigar a residência oficial do governador de Goiás, tem 22 monumentos públicos, grande parte deles em Art Decó, como próprio Palácio das Esmeraldas.
Lembre-se que parte dos elementos que estão na praça ou em torno dela são símbolos da cidade. Assim, vale uma passadinha pelo Centro Cultural Marieta Telles, conhecer o Museu Estadual Zoroastro Artiaga, observar o Coreto e o Torre do Relógio da Avenida Goiás. Se der tempo, inclua o Museu Pedro Ludovico no roteiro. É bem pertinho!
2. Aprecie as belezas do Bosque dos Buritis
O Bosque dos Buritis faz parte do projeto original de Goiânia. Ele entrou na lista de quatro lugares que todo mundo tem que conhecer em Goiânia porque o time Aproveite a cidade o considera um dos parques mais bonitos da capital. É lindo e cheio de história!
O Bosque do Buritis tem lagos ligados por canais. Dessa forma, você pode ir lá fazer um pique-nique, caminhar, relaxar ou brincar com as crianças. Além disso, o espaço também abriga o Museu de Arte de Goiânia, um dos mais populares da capital, com exposições periódicas e gratuitas, e o Centro Livre de Artes, onde há aulas de música, dança e artes plásticas por preços acessíveis.
3. Garanta uma bela foto no Beco da Codorna
O Museu de Arte Urbana de Goiânia é conhecido popularmente como Beco da Codorna. A entrada é pela Avenida Anhanguera no Centro e o espaço com paredes cheias de arte surpreende. Só em 2014, ele começou a ser tomado por grafites. Há obras de 80 artistas e as pinturas são renovadas periodicamente. Além disso, a previsão é que a próxima intervenção ocorra em 2019.
4. Esporte ao ar livre e Art Decó no Parque Lago das Rosas
O Parque Lago das Rosas também faz parte do plano original de Goiânia e área também abriga o Zoológico de Goiânia. Assim, Por lá, você pode praticar esportes ao ar livre no fim do dia, curtir a área verde ou passear de pedalinho em um dos lagos.
Não se esqueça de observar monumentos em Art decó, como o Trampolim e a mureta, voltada para a Avenida Anhanguera. Goiânia tem um dos maiores acervos com este estilo arquitetônico do mundo!