O Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) passa a oferecer, em todos os sábados, apresentações culturais voltadas ao público que frequenta o local. Assim, o projeto Sábado no Oscar prevê música todos os finais de semana. Além disso, quinzenalmente, também haverá teatro e atividades para o público infantil.
Neste sábado (5/12), primeiro dia do projeto Sábado no Oscar, será a vez do grupo Asas de Picadeiro se apresentar na Esplanada Juscelino Kubitscheck, a partir das 18h. Posteriormente, a partir das 19h30, a banda Coró de Pau leva seu repertório de cultura popular. O objetivo, segundo a organização, é “promover maior interação com o público que visita o CCON nos finais de semana para atividades de lazer”.
O Centro Cultural Oscar Niemeyer foi reaberto no início do mês de setembro somente para atividades recreativas na Esplanada, após quase seis meses fechado devido à pandemia de Covid-19. De acordo com a administração, o espaço vem seguindo protocolos sanitários, como controle da entrada dos visitantes, aferição de temperatura e uso obrigatório de álcool em gel.
Mais sobre as atrações do projeto Sábado no Oscar
O Asas de Picadeiro é um grupo composto por artistas circenses, com arte-educadores, artesãos e brinquedistas populares. A trupe é basicamente formada em família e se completa com a participação de outros artistas que compõem o elenco atual. As apresentações têm como característica a pedagogia do lúdico e do encantamento por meio do mundo da arte do circo.
O grupo Coró de Pau, que também se apresenta no projeto Sábado no Oscar, é reconhecido pelas canções autorais que passam por ritmos como vamunha, afoxé, aguerê, maracatu e sambafro. O grupo é uma associação sócio-artístico-cultural sem fins lucrativos que busca difundir a Cultura Popular Brasileira, principalmente por meio da percussão. As atividades abrangem formação artística, capacitação profissional, preservação de fazeres e saberes da cultura popular brasileira, seus bens materiais e imateriais.