A Biblioteca Estadual Pio Vargas, da Secretaria de Estado de Cultura de Goiás (Secult Goiás), disponibiliza livros gratuitamente pelo projeto Estante Literária – Pegue e Leve. Assim, o móvel está situado na área externa do Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica, no Centro de Goiânia. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
De acordo com a coordenadora da Biblioteca Estadual Pio Vargas, Keyla de Faria, a ação foi pensada para promover visitas no local. Segundo a 5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil 2021, apenas 17% da população brasileira tem o hábito de frequentar esses ambientes. “Essa é uma forma que encontramos de levar a leitura para pessoas que moram na Praça Cívica, mas que não frequentam o espaço devido às convenções sociais” afirma Keyla.
Inicialmente, o objetivo do projeto Estante Literária – Pegue e Leve era atender as pessoas em situação de vulnerabilidade social. Porém, pessoas de todas as classes sociais podem pegar os livros gratuitamente. “O projeto é um espaço democrático e recebe todos que apreciam a leitura e muitas vezes não possuem biblioteca próximo de suas residências, ou não tem condições para comprar livros”, explica a coordenadora.
A ação na Biblioteca Estadual Pio Vargas teve início em dezembro de 2021. Desde então, já disponibilizou 1278 livros que foram levados, principalmente, por moradores do Centro ou que passam pela Praça Cívica no caminho para o trabalho.
Novos títulos são disponibilizados diariamente, atingindo todas as faixas etárias e diversas áreas do conhecimento. O acervo do projeto Estante Literária é formado a partir de doações que são recebidas pela Biblioteca Pio Vargas, localizada na Praça Cívica. Elas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.