Na manhã desta segunda-feira (10/7), foi realizada a prestação de contas dos resultados do programa Claque Retomada Cultural, no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia. E, durante o evento, foi confirmada a edição de 2024 do projeto cultural.
O Claque percorreu oito cidades goianas, levando atrações das artes cênicas, visuais, literatura, música e audiovisual. Em uma parceria entre o Governo de Goiás e Sesc Goiás, em quatro meses, de dezembro de 2022 a março deste ano, foram realizadas cerca de 800 apresentações e beneficiados 787 artistas, com investimento de R$ 8,3 milhões.
Caiado ressaltou que a iniciativa dá espaço para artistas que representam a cultura goiana: “Isso nos dá uma satisfação enorme e consolida cada vez mais o compromisso do nosso governo com a arte, com a cultura e com a história de Goiás. Onde não tem cultura, não tem arte e não tem história”.
Mais sobre o Claque Retomada Cultural 2023
O governador lembrou ainda que todos os artistas já receberam seus cachês e, mesmo com a execução do projeto na íntegra, houve economia de 30% no orçamento inicialmente destinado às apresentações.
Representando a classe artística, a cantora Maria Eugênia salientou que o Claque abriu espaço para artistas que têm dificuldades de se inserir no mercado.
“Estamos vendo as pessoas aparecerem em suas próprias cidades, tendo a oportunidade de fazer o melhor, uma produção bem realizada, com tudo o que Goiás merece e tem de melhor”, disse. Além do Claque, o setor conta com incentivos como a Lei Goyazes e o Fundo de Arte e Cultura de Goiás (FAC).