De março a outubro, Goiânia tem vários encontros marcados com o circo. Dessa forma, o Projeto Arte na Contramão apresentará um espetáculo por mês, além de realizar oficinas e saraus. Assim, no total, serão oito apresentações artísticas, oito saraus de poesia e sete oficinas. Além disso, todas as atividades são gratuitas e atendem a um público diverso: crianças, adolescentes, adultos e pessoas com deficiência.
“Sem Asas” é o espetáculo que abriu o projeto aconteceu no dia 7 de março, no Esparta Arte e Cultura, no Jardim Atlântico (Rua da Astéria, Qd.82, Lt.21, casa 1). No dia 21 de março o mesmo espaço abre as portas para o “Sarau na Lua” e para a oficina com aparelhos aéreos, como trapézio e tecido.
O projeto é realizado pela Cia. Corpo na Contramão, que há mais de 25 anos pesquisa o circo a partir da sua relação com outras linguagens artísticas, como o teatro, a dança e a música. Dessa forma, as pesquisas resultaram no trabalho de formação que o grupo realiza através de oficinas e na produção dos espetáculos que circulam todo o país. Além disso, há mais de 10 anos o grupo conta com seu próprio espaço, Esparta Arte e Cultura. Lá realiza saraus e ensaios e agora está com portas abertas para esse novo projeto. “Queremos partilhar as experiências e os processos criativos advindos desse encontro de linguagens artísticas. Pretendemos mostrar nosso fazer artístico e compartilhar com a comunidade artística e com o público da nossa região.”, indica Lua Barreto, diretora do projeto e da Cia.
Estreia Projeto Arte na Contramão
O espetáculo de estreia, “Sem Asas”, é uma varieté temática com números de circo. Assim, traz uma nova etapa da pesquisa da Cia Corpo na Contramão, que visa promover a acessibilidade ao público surdo. Dessa maneira, a obra terá trechos em que as informações serão apenas em Libras (Língua Brasileira de Sinais), sem texto falado. O público ouvinte terá uma compreensão e o público surdo terá outra. “Sem a fala, o público ouvinte acompanhará o desenrolar do tema através das músicas. A condução da dramaturgia do espetáculo acontecerá apenas em Libras. As inserções em Libras não são uma tradução dos significados das músicas, mas sim um roteiro que foi criado especificamente para isso”, explica Lua.
O “Sarau na Lua”, que terá sua estreia no projeto no dia 21 de março, já existe há mais de três anos, reunindo artistas de diversas áreas. Dessa forma, essa diversidade faz deste evento um espaço de experimentação e troca de experiências.
Próximas apresentações
Depois de “Sem Asas”, será a vez de ser apresentado “Queda Livre”, um espetáculo de dança de rua, no Parque Cascavel, dia 5 de abril, às 17h. Ademais, no dia 23 de maio tem “Minha vida de Palhaço”, que será apresentado no Esparta Arte e Cultura.
Além disso, o Parque Cascavel volta a ser palco no dia 6 de junho, com o espetáculo de música “O que eu precisaria ouvir”. Posteriormente, o público terá oportunidade de ver “Sem Asas” mais uma vez no dia 11 de julho no Esparta Arte e Cultura. “Mocotó Oooooh” será apresentado no Parque Cascavel no dia 23 de agosto e “Livros, livros, livros” no dia 19 de setembro no Esparta Arte e Cultura. O projeto chega ao fim no dia 18 de outubro com o espetáculo “Hocus Pocus” no Parque Cascavel.
Oficinas do Projeto Arte na Contramão
De março a agosto o Projeto Arte na Contramão também oferecerá oficinas para aqueles interessados em iniciar ou se aprimorar nas artes circenses. Ademais, em março será oferecida oficina com foco nos aparelhos aéreos do circo, como trapézio, lira e tecido acrobático. Estas aulas serão voltadas para o público infanto-juvenil, que não precisa ter experiência. Ela será ministrada por Lua Barreto, Marcelo Marques e Luis Ricardo Reis. Os interessados devem enviar e-mail para: [email protected].
As oficinas de abril e maio também são voltadas para o público infanto-juvenil, mas desta vez serão trabalhadas as acrobacias de solo, os malabares e as danças de rua. Em junho e julho as oficinas atendem ao público já iniciado: duo acrobático e mastro suspenso. Posteriormente, em agosto, a oficina será para a terceira idade: customização de figurino. Crianças com paralisia cerebral também serão contempladas, com oficina de integração entre pais e filhos. A oficina de dança de rua terá como instrutores Cauê Marques e Zaf PK Popper.
Biblioteca cidadã
O Projeto Arte na Contramão ainda oferece uma biblioteca cidadã, instalada na calçada do Esparta Arte e Cultura e à disposição da comunidade. Todos podem pegar ou deixar livros ali. Interessados em contribuir com doações de livros para biblioteca podem entrar em contato através do e-mail [email protected].