A Prefeitura de Goiânia realiza, pela primeira vez na história, a Semana Municipal da Diversidade, comemorada entre os dias 17 e 25 de junho. Assim, a programação conta com oficinas, peças de teatro, shows de standup e atrações musicais na cidade.
O evento faz parte do Circuito Cultural Goiânia Todas as Cores em comemoração ao Mês do Orgulho LGBTQIAPN+.
“A cidade é um ambiente de todos e deve abraçar a todos. Goiânia é uma cidade multicultural, viva e pulsante. A prefeitura busca estimular o respeito à diversidade e a ocupação cultural dos nossos espaços públicos”, afirma o prefeito Rogério Cruz.
A organização do evento está a cargo da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), que promove o Circuito Cultural Goiânia Todas as Cores, o maior programa de fomento cultural do país.
De acordo com o superintendente LGBTQIAPN+ de Goiânia, Adriano Ferreto, a realização do evento visa conscientizar a sociedade sobre o respeito à diversidade.
Nos oito dias de programação, serão realizados eventos como oficinas de vogue, perucas e maquiagem, peças de teatro com temática LGBTQIAPN+, apresentações humorísticas, artísticas e musicais. Os artistas escalados residem na capital, o que é mais uma forma de estimular a cultura local.
O secretário municipal de Cultura, Zander Fábio, afirma que a determinação do prefeito Rogério Cruz é descentralizar e democratizar o acesso à cultura.
“Estamos estimulando a democracia cultural na nossa cidade. O Circuito Cultural Goiânia de Todas as Cores é um exemplo disso. Estamos fazendo história a cada ação. Os artistas que estão na programação trabalham, vivem da arte e fazem ela acontecer em Goiânia”, pontua.
Confira a programação da Semana Municipal da Diversidade.
Parada encerra Semana Municipal da Diversidade
O ponto alto da Semana Municipal da Diversidade será no domingo (25/06), quando está marcada a 28ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ de Goiânia.
Neste ano, o tema será “Transfobia Mata! Acolher, Proteger, Respeitar!”. Logo após, a Prefeitura de Goiânia realiza o Show de Todas as Cores, com a presença de vários artistas da cidade e a participação especial da Kaya Conky, cantora do meio LGBTQIAPN+. A expectativa é de que 40 mil pessoas comparecerão ao evento.