O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, anunciou na quarta-feira (24/2) o interesse da Prefeitura em adquirir doses de vacinas contra a Covid-19. Assim, segundo o prefeito, um encontro será realizado nesta semana com representantes de laboratórios. O objetivo é tratar da possibilidade de aquisição dos imunizantes para a população da capital, após liberação do Supremo Tribunal Federal (STF) para que estados e municípios comprem vacinas.
“Estamos em uma situação crítica e também estamos cercados por cidades que já estão em situação um pouco mais difícil, mas buscamos soluções”, disse o prefeito. Dessa forma, uma das iniciativas acertadas foi a abertura do diálogo com empresas. “Nosso interesse é o de vacinar toda a população, é isso que nós queremos”, adiantou Rogério Cruz.
Até o momento, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já aplicou 77.670 doses de vacinas contra a Covid-19 em profissionais da Saúde e idosos de grupos específicos. O secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, explica que a capital recebeu 99.375 doses de vacina desde janeiro deste ano. “O cronograma segue em andamento para os dois grupos que já começaram a receber a segunda dose do imunizante”, afirma.
Governo de Goiás também quer comprar vacinas contra a Covid-19
O Governo de Goiás enviou à Assembleia Legislativa de Goiás, na tarde de quarta-feira (24/2), um projeto para destinar R$ 60 milhões para a compra de imunizantes. No total, a iniciativa quer adquirir 1 milhão de doses, por R$ 60 cada, para o combate do coronavírus em Goiás. O projeto foi aprovado em primeira votação.
Também nesta quarta, Goiás anunciou o recebimento de 81,8 mil vacinas contra a Covid-19. Assim, são 53 mil doses da AstraZeneca, suficientes para imunizar todos os idosos acima de 80 anos em Goiás. Além disso, chegam ao Estado 28,8 mil unidades da CoronaVac.