A Prefeitura de Aparecida de Goiânia publicou na tarde desta terça-feira (25/8), no Diário Oficial Eletrônico (DOE) do município, a portaria que estabelece normas para a retomada das atividades em estabelecimentos de alimentação e bebidas no município, como bares e similares. Além disso, fica liberado o atendimento ao público e também o uso do ambiente interno de padarias e congêneres, desde que obedecidas às determinações da Vigilância Sanitária Municipal em relação ao coronavírus.
Ainda segundo a portaria divulgada nesta terça-feira, os estabelecimentos podem abrir no horário de funcionamento normal. Porém, o fechamento deve acontecer sempre até à 0h. Além disso, fica proibido consumo no local de pessoas em pé, sem acomodação, bem como o uso de brinquedotecas, utilização de narguilé e shows de música ao vivo.
Em Aparecida de Goiânia o funcionamento de restaurantes, lanchonetes, casas de chá e academias já estava liberado há algumas semanas.
Regras para o funcionamento de bares em Aparecida de Goiânia
Para reabrirem, os bares em Aparecida de Goiânia devem fazer o controle de acesso de pessoas e medição da temperatura corporal na entrada do local. Além disso, devem exigir o uso máscara, que é obrigatório em todo o município. Ademais, é recomendado manter os talheres embalados individualmente, e manter os pratos, copos e demais utensílios protegidos.
É necessário ainda que cada estabelecimento intensifique a higienização de mesas, cadeiras e maçanetas. Esse cuidado também deve ser tomado em superfícies do buffet, café e balcões, bem como os procedimentos de higiene da cozinha e do(s) banheiro(s).
O funcionamento dos bares poderá acontecer após a assinatura do Termo de Compromisso disponibilizado pela prefeitura de Aparecida de Goiânia. A assinatura pode ser feita pela plataforma Retomada Responsável e o documento deve ser fixado em local visível.