A Praça Tamandaré, no Setor Oeste, em Goiânia, ganhará um monumento feito pelo artista Siron Franco. A informação foi anunciada pelo prefeito da capital, Rogério Cruz, na terça-feira (3/5). A declaração foi dada durante a assinatura do decreto que declara o movimento “Goiânia, capital da MPB ao vivo nos bares” como bem do patrimônio cultural.
O monumento de Siron Franco, que ficará na Praça Tamandaré, será em homenagem aos artistas goianos. Assim, tem entrega prevista para 24 de outubro, aniversário de Goiânia.
O decreto faz jus à história construída por cantores, compositores, bem como artistas. Juntos, eles propagaram a música popular brasileira nos bares da capital desde meados da década de 1970.
A escolha do local se deve a, historicamente, ter abrigado bares, ao longo das décadas de 1970 a 1990, que serviram de palco a artistas da MPB. Desse modo, a previsão é de que a entrega faça parte das comemorações referentes ao aniversário da capital.
No ato de assinatura do decreto declara o movimento “Goiânia, capital da MPB ao vivo nos bares” como bem do patrimônio cultural, o prefeito declarou ser necessário valorizar essa arte “como história e memória de um povo, além de meio de renda para muitas famílias”.
“Legitimamos a presença da música como arte, entretenimento e meio de renda para quem faz e vive dela”, disse Rogério. Além disso, o prefeito lembrou que Goiânia é conhecida pela diversidade de bares e apresentações musicais.