A Prefeitura de Goiânia anunciou que as obras de revitalização da Praça do Trabalhador começarão na próxima segunda-feira, dia 10 de junho. Assim, orçado em quase R$ 7 milhões (R$ 6.897.038,09), o novo espaço tem previsão para ser entregue em novembro de 2019.
Durante reunião entre representantes da Prefeitura de Goiânia e os feirantes, a Feira Hippie foi mantida na região. Desta forma, irá circular a Praça do Trabalhador pela Rua 44, 67-A, avançando até a Avenida Oeste, na parte norte da rodoviária.
Segundo o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), Dolzonan da Cunha Mattos, é importante iniciar as obras o mais rápido possível, aproveitando o período de estiagem. “Nosso objetivo é cumprir o cronograma e o prazo de cinco meses para a entrega”, afirmou.
Além disso, junto à obra de revitalização da Praça, a Seinfra pretende iniciar uma nova etapa da Avenida Leste-Oeste. Também dará continuidade ao BRT.
Proposta de Revitalização
O projeto de revitalização da Praça do Trabalhador prevê um ambiente totalmente inclusivo. Portanto, haverá a eliminação dos platôs (relevo do terreno). Assim, a ideia é transformar o espaço em um elemento único, com declividade mínima para não causar desconforto aos pedestres e cadeirantes.
Além disso, haverá utilização de piso podotátil em todos os passeios, a fim de facilitar a acessibilidade de pessoas com problemas visuais. As áreas pavimentadas também contarão com áreas verdes para aumentar a permeabilidade.
Com a revitalização, a Praça vai contar com um posto da Guarda Municipal. Também contará com três sanitários públicos, sendo um familiar, com 101m² cada um. Além disso, o prédio da administração será equipado com uma enfermaria. Além disso, será construída uma sede para a associação e rádio dos feirantes.
Feiras voltarão à Praça do Trabalhador
Após o final das obras, a Feira Hippie voltará a funcionar na Praça. Assim, ela acontecerá as sextas, sábados e domingos. As bancas serão projetadas em metalon e uniformizadas na dimensão de 2m x 1m. Elas serão fixadas em conjunto de 30 bancas, sendo 15 de cada lado. Também cobertas com lona bege com fundo branco e beirais.
Além disso, a Feira da Madrugada retornará as quartas e quintas-feiras. Ademais, durante a semana, funcionará um estacionamento para 1.272 vagas. Ele irá contemplar todas as variáveis de veículos (carros, motos, bicicletas e ônibus).