É possível atestar a tradicionalidade da Pizzeria Cento e Dez, no Centro de Goiânia, através do Registro de Firma estampado na parede. O documento data 28 de fevereiro de 1966, fundação da empresa que desde então recebe inúmeras pessoas. Não à toa, o lugar faz parte da história do centro de Goiânia e do imaginário goianiense, sendo a mais antiga pizzaria da cidade em pleno funcionamento.
Com 54 anos de história, a pizzaria permanece ativa, e leva como nome o antigo número do estabelecimento. Segundo os proprietários, transpôs os anos em pleno funcionamento também porque inovou. Dessa maneira, oferece aos clientes um cardápio extenso. São mais de 60 sabores de pizzas salgadas e doces. Além disso, oferece saladas, lasanhas e uma extensa carta de bebidas.
A história da Pizzeria Cento e Dez
A Pizzeria Cento e Dez mudou muito pouco nos últimos 54 anos. E os donos acreditam na tradição para manter o local em funcionamento. Os proprietários Itamar Roberto, que ainda frequenta o local todos os dias, e Jerônimo de Carvalho, estão à frente do negócio há, pelo menos, meio século. Segundo Humberto Resende, filho de Itamar, e que cresceu e trabalhou por muitos anos na pizzaria, o local mantém a mesma estrutura desde fevereiro de 1966. “Funciona no mesmo local, com a mesma quantidade de mesas e cadeiras desde a inauguração”, afirmou.
Ele conta que o local passou apenas por adaptações, como o serviço de entregas e, mais recentemente, aceitando pedidos por meio de aplicativos. Porém, garante que a qualidade se manteve a mesma, bem como o estilo da massa e 80% do cardápio, desde os anos 60. “Foi adaptando o cardápio, agregando pizzas novas, principalmente as doces. E foram colocados outros pratos, como lasanhas. Estas foram as principais mudanças”, disse.
Outra mudança, relata Humberto, foi a adoção de um estacionamento ao longo dos anos de funcionamento. Assim, as pessoas continuaram a ir à pizzaria, mesmo com as mudanças acontecidas no Centro de Goiânia, que já não era mais tão movimentado como na inauguração.
Clientes
A Pizzeria Cento e Dez mantém uma clientela fiel. Para Humberto, o local já tem a quarta geração de pessoas que frequentam a pizzaria. São avôs, pais e filhos, que também já levam seus filhos ao local, como numa tradição familiar, que é ir ao Centro, escolher a mesma mesa no salão e pedir a pizza recheada também de boas lembranças que querem ser passadas de geração para geração.
“As pessoas vão muito com as famílias e frequentam sempre o local. Estamos tentando trazer mais clientes, mas fazemos pouca propaganda, focando na qualidade e também no boca a boca dos frequentadores que sempre vão à pizzaria”, afirma o filho de um dos proprietários.
O funcionamento na quarentena
Durante a quarentena, devido à pandemia do coronavírus, que acontece desde o mês de março, a Pizzeria Cento e Dez continuou funcionando apenas por delivery e vendas no balcão, quando as pessoas fazem o pedido e buscam no local.
Humberto afirmou que a quantidade de entregas continuou a mesma durante este tempo. Porém, passou por dificuldades com o salão fechado e teve que demitir alguns funcionários. “Igual a todos, tivemos dificuldades. E a retomada será apenas ano que vem. A quantidade de funcionários foi reduzida e ficará deste jeito por um tempo”.
A partir da próxima terça-feira (14/7) a pizzaria deve reabrir, bem como diversos outros estabelecimentos em Goiânia. Ele acredita que as dificuldades para atrair o público ainda continuarão, tendo em vista os protocolos que serão estabelecidos para prevenir o contágio da Covid-19. “Ainda iremos entender como será o funcionamento nesta volta, mas estaremos funcionando assim que formos liberados”, afirma Humberto.
Pizzeria Cento e Dez
Endereço: Rua 3, nº1000 – Centro
Telefones: (62) 3225-5070 | 3212-1827
Instagram: @pizzeriacentoedez