Durante os dias 12, 13 e 14 de setembro, a centenária Igreja do Rosário, em Pirenópolis, será palco de uma intervenção artística inédita que promete encantar moradores e visitantes. A fachada do templo religioso se transformará em uma tela para a projeção mapeada assinada por VJ Paulinho Pessoa, artista multimídia goiano com carreira internacional.
A ação integra a programação do festival Canto da Primavera 2025 e promete emocionar o público ao combinar tecnologia, tradição e elementos da cultura popular local. O espetáculo visual vai destacar símbolos marcantes da identidade pirenopolina, como as Cavalhadas, as Pastorinhas, o artesanato regional, além das paisagens naturais do cerrado e da Serra dos Pireneus.
Mais sobre a projeção mapeado na Igreja do Rosário
Um dos pontos altos da apresentação será a recriação artística de um afresco perdido no incêndio da Igreja do Rosário em 2002, resgantando, por meio da arte digital, parte da memória e da espiritualidade da cidade.
A proposta dialoga com a temática musical do festival, traduzindo em imagens a energia e o ritmo do evento. As sessões de projeção ocorrem nos dias 12 e 13 de setembro, das 18h30 às 2h, e no dia 14, das 21h30 à meia-noite.
Com passagens por países como Dubai, Espanha, Japão, Panamá, Cuba e Portugal, VJ Paulinho Pessoa é reconhecido por sua atuação na interseção entre multimídia e direção de arte. Atualmente, desenvolve projetos voltados para as artes cênicas e a dança, explorando novas linguagens visuais.
Além de uma extensa programação de sows, oficinas e gastronomia oferecidas gratuitamente no festival, o público poderá vivenciar uma experiência imersiva e sensorial sob o céu estrelado de Pirenópolis, em um encontro de tradição, arte e inovação tecnológica.
Vitrine musical
Em sua 24ª edição, o Canto da Primavera reafirma seu papel como uma das mais importantes iniciativas de valorização da música em Goiás. O festival vai além da visibilidade artística: promove oportunidades concretas de trabalho, fomenta a circulação de talentos e fortalece a cena musical goiana.
A realização do evento é do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com correalização da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Fundação RTVE. A iniciativa conta ainda com o apoio das Secretarias de Estado da Retomada, da Infraestrutura (Seinfra), e de Esporte e Lazer (Seel), além da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Goiás Social, Goiás Turismo, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Saneago, Sesc Goiás e da Prefeitura de Pirenópolis.