Quem nos acompanha no Instagram e também no Youtube sabe que reservamos três dias de dezembro para relaxar em Pirenópolis (GO), a 120 km de Goiânia. Os poucos dias de descanso serviram para repor as energias. E, claro, também aproveitamos a viagem para conferir as recomendações gastronômicas que vocês nos enviaram. Assim, neste post, listamos 4 lugares onde comer bem em Pirenópolis. Afinal, nós já testamos e aprovamos!
Vale ressaltar que estivemos na turística cidade de Pirenópolis entre terça e quinta-feira. Durante a semana é comum que vários bares e restaurantes não funcionem. A operação, principalmente, da parte mais voltada ao turista no centro histórico costuma se intensificar a partir de terça-feira. Portanto, se você vai viajar no final de semana, assim como a gente fez, vale se precaver com possibilidade de fazer refeições no seu hotel, pousada ou casa que alugou para a estadia.
4 dicas de onde comer bem em Pirenópolis
A seguir, temos dicas de onde comer em Pirenópolis para cada refeição do dia: café da manhã, almoço, lanche da tarde e happy hour. Ou seja, tem quitanda, café, bar e restaurante. Lembre-se também de conferir no perfil de cada estabelecimento indicado se houve alteração no horário de funcionamento. Além disso, indicamos a vocês alguns valores que também podem ter reajustes.
1. Dona Sebastiana | Café da manhã
As quitandas de Dona Sebastiana são famosas em Pirenópolis, principalmente quando o assunto é café da manhã. Estivemos lá para o lanche da tarde e experimentamos as esfihas abertas, que são bem originais. Optamos pela de carne de sol com tempero na medida, pimentões e desconfio que para envolver tudo com cremosidade tem catupiry. Cada uma custa 8 reais. Além disso, comemos o pão de queijo, que também vale a degustação. Ele é diferente do que estamos acostumados porque não é escaldado.
Além disso, o casarão que há anos é o ponto da quitandeira guarda muito da tradição da família e das coisas que Dona Sebatiana fazia questão antes de falecer. O balcão ainda é o mesmo e expõe salgados e quitandas de uma forma simples. A comida é gostosa e a visita, uma viagem no tempo.
Endereço: Rua Nova, nº 13, Centro Histórico de Pirenópolis
Funcionamento: Todos os dias, das 7h às 16h
Instagram: @donasebastiana.piri
2. Restaurante e Cachaçaria do Dill | Almoço
Passeando pela Rua do Lazer (oficialmente, Rua do Rosário) em buscar de onde comer, em um dos endereços mais famosos de Pirenópolis, fomos seduzidos pelo Filé à parmegiana do Restaurante e Cachaçaria do Dill. Optamos por almoçar lá porque o cardápio informava que o prato servia duas pessoas e o atendente nos disse era suficiente para três. Assim, Carlos, Carla e eu escolhemos um lugar na parte interna do casarão com paredes de adobe para fugir do calorão.
A promessa do atendente era verdade! O prato que custa R$ 84,90 tem porção bem farta e acompanha arroz branco e batata frita. Vale lembrar que a localização badalada costuma inflacionar os preços. Todavia, o custo-benefício da experiência vai de cada um. E, neste caso, amamos o almoço, de verdade. Aliás, tiveram até outros clientes do local paquerando nosso prato. Estava lindo e delicioso!
Endereço: Rua do Rosário, 17 – Centro, Pirenópolis
Funcionamento: Todos dos dias, das 11h à 0h
Instagram: @cachacariadodill
3. Pé di Café | Lanche da tarde
O café da Rua Aurora é um charme. Ambiente fresco e gastronomia de se exaltar. Nossa experiência no Pé di Café foi bem agradável e com três pessoas na mesa exploramos o cardápio, porém esquecemos de anotar os valores por motivo de “estarmos de férias”. Ainda assim dá para dizer que os preços são condizentes com os dos cafés de Goiânia.
A lista de comidas que experimentamos inclui quiche de bacon, panini de pão de queijo, com queijo e presunto, empada de palmito com massa podre e bolo de rolo. Além disso, teve capuccino tradicional com chantilly e café coado. Tudo estava gostoso. O lugar foi muito recomendado pelo direct do nosso Instagram. Aliás, nos falaram que os frapés da casa são muito bons.
Endereço: R. Aurora, 21 – Centro, Pirenópolis
Funcionamento: De terça a sábado, das 13h às 20h | Domingo, das 9h às 20h
Instagram: @pedicafe
4. Cervejaria Santa Dica| Happy Hour
Na Cervejaria Santa Dica, o cardápio é composto por algumas opções de petiscos, que combinam com os chopes artesanais da casa. Pra gente, facilmente happy hour vira janta. Mas não é exatamente um local para jantar e sim para petiscar. Assim, comece degustando os chopes da casa. Já pode colocar na sua lista: experimentar o chope de hibisco e o Catarina Sour de Cajá! Os valores variam entre 12 reais e 14 reais.
Para comer, optamos pelo Torresmo de Barriga de Porco por R$ 36,90, com mandioca para acompanhar. Na foto, a porção vai parecer menor do que realmente é. Curtimos também o jeito que é apresentado, como se fosse uma “latinha de sardinha”. E essa opção de onde comer em Pirenópolis é realmente uma delícia.
Endereço: R. Aurora, 31 – Centro, Pirenópolis
Funcionamento: Segunda, terça, quinta e sexta, das 16h às 22h | Sábado e domingo, das 11h as 22h | Fechado na quarta
Instagram: @cervejasantadica
[custom_player src=’zoevideos.net/player/ne1314e7e0743c18c913127f8710da9bf’]