Após convênio formalizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Governo de Goiás, quatro importantes eventos do calendário cultural goiano serão geridos pela UFG, maior Instituição de ensino superior do Estado. Assim, passam a ter nova direção o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) e o Canto da Primavera. Além disso, a Mostra de Teatro Nacional de Porangatu (TeNpo) e o novo programa Musicais de Goiás em Cena, que terá dois espetáculos musicais por ano no estado.
O convênio do Governo de Goiás com a UFG foi fublicado no Diário Oficial do Estado (DOE) no início do mês de março, após reunião em Goiânia. Dessa maneira, estabelece que cabe à Universidade, por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (FRTVE), assumir o serviço de pagamentos, aquisições, contratações de artistas, acompanhamento do cronograma dos projetos, elaboração de prestação de contas e outras atividades. Desse modo, o governo pretende desburocratizar a gestão dos eventos. Ademais, dar a eles um caráter de política pública voltada para o setor cultural.
Segundo a secretária de Cultura, Yara Nunes, a experiência da UFG deve impactar de forma positiva na qualidade dos festivais. “A partir de agora, deixam de ser meras festas que acontecem nos municípios e passam a ser uma política pública continuada”, afirmou.
Novo programa na parceria da UFG com o Governo de Goiás
Além dos tradicionais Fica, Canto da Primavera e TeNpo, um novo programa será realizado já com a parceria UFG e Governo de Goiás. Assim, o Musicais de Goiás em Cena, prevê a realização de dois espetáculos musicais por ano no Estado.
O objetivo é dar ao público goiano a oportunidade de assistir a grandes produções teatrais, favorecer o intercâmbio entre os artistas goianos e fomentar as instituições públicas de ensino em artes, como a Escola do Futuro em Artes Basileu França.