O Paralelo 16º, Mostra Internacional de Dança Contemporânea, chega à sua 10ª edição, em 2021. O evento acontece até o dia 15 de novembro e apresentará nove espetáculos cênicos, nacionais e internacionais. Além disso, oferecerá duas oficinas de dança. A realização é da Quasar Cia de Dança e da Associação Quasar de Cultura.
Das apresentações artísticas, duas serão realizadas presencialmente no Teatro Goiânia, mas também poderão ser acompanhadas virtualmente, pelo YouTube do evento. Para quem for ao local, os ingressos serão trocados por dois tipos de kit com alimentos não perecíveis, com antecedência de duas horas.
Além disso, as demais apresentações serão transmitidas apenas pelo YouTube e pelo Vimeo, de forma serão gratuitas. Duas das transmissões contarão com audiodescrição, sendo elas as apresentações presenciais da Quasar e da Giro 8. Dessa maneira, irão oferecer acessibilidade a pessoas cegas ou com baixa visão.
Reencontros e novidades na Paralelo 16º
A última edição do Paralelo 16º aconteceu no ano de 2018. Naquela ocasião, os espetáculos ocuparam teatros, ruas e bares. Houve cenas aéreas e ocupações de espaços pouco usuais para a cena artística. Já em 2021, com a ocupação do mundo virtual, a Mostra terá alguns reencontros. Entre eles, a participação do Grupo Cena 11, de Florianópolis, que esteve em uma das primeiras edições. Ademais, o intérprete-criador Ederson Xavier, que já fez parte das primeiras formações da Quasar Cia de Dança, ainda na década de 1990, e que hoje realiza seu trabalho de dança na Holanda.
O Paralelo Virtual 2021 irá garantir ainda cenas inéditas, como as do Grupo Corpo, de Belo Horizonte e do Corpo de Dança do Amazonas, de Manaus. Além disso, são atrações desta 10ª edição: Quasar Cia de Dança (GO), com o seu aplaudido “Estou Sem Silêncio”; Ateliê do Gesto (GO), que estreia o espetáculo INFANTIL de dança, “Fica Comigo”; a Giro 8 Cia. De Dança (GO), que apresenta sua “Teia”, além de três grupos estrangeiros, entre eles o Bora Art, da Coréia do Sul.
As oficinas
O Paralelo 16º, Mostra Internacional de Dança Contemporânea, terá duas oficinas. Uma delas é a “AUTORRETRATO – Como tornar visível o invisível”. Dessa maneira, será ministrada pela coreógrafa e diretora de movimentos, Lavínia Bizzotto, e o artista visual, pintor, fotógrafo, videomaker e bailarino, Alexandre Maia. Esta oficina terá a duração de dez dias e 25 horas/aula, no total, sendo que as aulas ocorrerão de 18 a 29 de outubro, pelo ZOOM.
A segunda oficina também será de composição. Chamada “A arte de mover”, ela será ministrada pela bailarina-criadora Gabriela Leite. Natural do Rio de Janeiro, Gabriela já dançou em grupos como Nós da Dança, Laso Companhia de Dança e Focus Companhia de Dança, sendo que desde 2018 integra o elenco da Quasar Cia. de Dança. As aulas da Gabriela serão de 1 a 3 de novembro, também pelo ZOOM.
O resultado final das duas formações será a composição de dois trabalhos de videodança. Dessa forma, as criações inéditas também serão transmitidas pelo YouTube do Paralelo 16º no dia 10 de novembro, às 20h.
As inscrições para as oficinas serão feitas pelo e-mail [email protected]. Assim, os interessados devem enviar uma mini biografia e uma carta de intenção para seleção, revelando os motivos de solicitar esta participação.
SERVIÇO: 10ª edição do Paralelo 16º – Mostra Internacional de Dança Contemporânea
Quando: De 4 a 15 de novembro
Apresentações presenciais: Teatro Goiânia – Rua 23, nº252 – Centro
Ingresso Teatro Goiânia: kit 1: 2kg de arroz + 1 kg de feijão +1 material de limpeza ou higiene pessoal | kit 2: 2kg de feijão + 1 pacote de macarrão + 1 material de limpeza ou higiene pessoal
Apresentações on-line: YouTube (gratuito)