O órgão de tubos da Igreja Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Goiás, foi restaurado. Assim, nesta quinta-feira (28/3), às 19h, será realizada missa de ação de graças pela conclusão do projeto.
O instrumento possui relevância na história da Igreja Católica e da música litúrgica de Goiás e do Brasil, tendo ficado parado por mais de 20 anos. O restauro representa um marco na política de preservação patrimonial dos bens culturais do Estado. O patrocínio foi da Equatorial Goiás.
Durante a restauração, foi desenvolvido um trabalho de revitalização e reconstrução do fole e conserto dos tubos, canaletas e teclado, além de descupinização das peças, com investimento total de aproximadamente R$ 185 mil.
Para o reitor do Santuário Nossa Senhora do Rosário, Frei Cristiano Bhering, “apresentar à comunidade a conclusão desse projeto grandioso de restauro do órgão de tubos de nossa igreja na ocasião da Semana Santa é um presente aos vilaboenses e a todos os goianos”, destacou.
Ainda segundo o reitor, “com o instrumento pronto para voltar a ser utilizado, iremos reavivar a música sacra na Igreja do Rosário, além de termos a valorização desta rica herança cultural de Goiás deixada pelo trabalho dos frades dominicanos”, destaca
O maestro Sebastião Curado, responsável por reger um coral de 50 pessoas que se apresentará na cerimônia de entrega do órgão, conta que o instrumento sempre realçou as atividades religiosas da Cidade de Goiás e seu silenciamento pelos anos em que esteve parado também silenciou um elemento importante da musicalidade religiosa.
“Quando ele se silencia, se silencia também parte do canto e da vida musical da Igreja do Rosário. A volta deste som para nós como comunidade devolve esse brilho e vigor dentro deste universo musical, além do fortalecimento da fé e do imaginário religioso da cidade”.
Na apresentação de entrega, 50 vozes acompanharão o órgão, que será tocado pela professora Consuelo Quireze, da Escola de Música da Universidade Federal de Goiás, e pelo Dr. Fernando Cupertino.
O restauro do órgão de tubos foi iniciado em novembro de 2023 e contou com o trabalho da Daniel Gazzaniga Rogatto Órgãos de Tubos, empresa responsável pela operacionalização técnica do restauro e com a aprovação do projeto e produção da Skambau Produções.
A entrega do instrumento também integra as comemorações do ano jubilar dos 140 anos da presença dos frades dominicanos em Goiás, iniciada em abril de 2023.
Patrimônio cultural dos goianos
O Órgão de Tubos da Igreja do Rosário é a primeira peça do gênero em Goiás e uma das pioneiras do Brasil, encomendada em 1947 por Dom Frei Cândido Penso, na época bispo da Prelazia de Santana da Ilha do Bananal, na Itália.
A Igreja do Rosário ostentou entre os anos de 1940 e 1956 o título de Igreja Catedral da Prelazia de Santana do Bananal, coexistindo na Cidade de Goiás com a Catedral de Santana, naquela época Catedral da Arquidiocese de Goiás.
Para dar notoriedade à catedral prelatícia de Nossa Senhora do Rosário, Dom Cândido Penso encomendou dois trabalhos. O primeiro, um órgão de tubos para as celebrações litúrgicas; e o segundo, executado nos anos 50, a pintura de afrescos por Frei Nazareno Confaloni.
Ambas as encomendas foram restauradas no último ano com o apoio do Governo de Goiás e parcerias público e privadas.
Serviço: Cerimônia de entrega do Órgão de Tubos da Igreja do Rosário | Cidade de Goiás
Quando: Quinta-feira (28/3)
Horário: 19h.
Onde: Igreja do Rosário – Cidade de Goiás.