Goiânia recebe, de 13 a 25 de agosto, a primeira edição da Ocupação Fabular, que celebra o ato de contar histórias em seus mais variados formatos: literatura, música, arte visual, podcasts etc. O evento, que tem programação gratuita, acontece no Centro Cultural Martim Cererê, e foi aprovado pela lei Paulo Gustavo estadual.
Segundo os organizadores, o objetivo é honrar a tradição de contação de histórias, ao mesmo tempo que busca inovar e expandir os formatos através das quais as histórias são contadas e recebidas.
O evento está divido em dois momentos: de 13 a 18 de agosto, das 19h até 23h, acontecem as mesas, palestras, oficinas e shows, que ocuparão os teatros do Centro Cultural.
De 20 a 25 de agosto, é a vez das crianças aproveitarem atividades especialmente pensadas para elas com o Fabulinho. Serão oficinas criativas e de exploração de todo o espaço Martim Cererê, de forma lúdica e divertida.
Será também uma jornada interdisciplinar através dessas diversas formas de narrativas, bem como um espaço de “aprendizado e inspiração, onde as histórias são as verdadeiras protagonistas”.
“Com o Fabular nós pretendemos celebrar a rica diversidade das formas narrativas que moldam nossa cultura e identidade”, conta um dos curadores e diretor geral do Fabular, Jarleo Barbosa.
Para ele, o evento é valioso para o estado de Goiás e para a cidade de Goiânia, pois irá promover a intersecção entre diversas linguagens de contação de histórias, desde a literatura até os podcasts, de maneira
inventiva, permitindo uma conexão profunda entre gerações e culturas.
“A curadoria foi pensada para incluir uma seleção eclética de autores consagrados e emergentes, representando uma ampla gama de gêneros, estilos e origens culturais. Com uma programação diversificada, o Fabular oferece uma variedade de atividades que atendem às preferências de um público heterogêneo, incentivando a leitura, a educação literária e a descoberta de novos universos.”, afirma.
Programação
De acordo com os organizadores, a educação literária e cultural da Ocupação Fabular acontecerá através de mesas de conversas e palestras com nomes da cena cultural nacional. Artistas consagrados e contadores de histórias já estão confirmados como participantes do evento.
O escritor e jornalista Xico Sá fará uma palestra em que falará não somente sobre suas obras, seu novo livro “Cão Mijando no Caos”, carreira, processos criativos e de escrita, mas também sobre jornalismo, literatura brasileira, referências literárias e suas experiências com outras expressões artísticas – maneiras também de contar histórias. Sua fala acontece no dia 18 de agosto, um domingo, a partir das 15h50.
Marcelo Solá, artista contemporâneo brasileiro, natural de Goiás, abrirá o evento com uma bate-papo sobre seu inovador e multifacetado trabalho nas artes visuais. Sua fala acontece no dia 13 de agosto, data de abertura, a partir das 21h.
O duo musical goiano Salma (foto) e Mac fará um pocket show com canções inéditas, além dos seus sucessos. A apresentação será no dia 17 de agosto, um sábado, a partir das 21h50.
Como parte de sua programação, o evento contará com a oficina de poesia “Afetos Trocados”, com o poeta Jamesson Buarque, que será realizada entre os dias 14 e 16 de agosto, das 14h às 18h, no Teatro Yguá. A inscrição é gratuita, e pode ser feita AQUI.
Duas gerações de poetas, Nicolas Behr e Lucão, vão proporcionar uma rica troca de ideias sobre a evolução da poesia e sua relevância na era digital, destacando tanto a tradição quanto a inovação no cenário literário atual.
A Ocupação também receberá em um dos teatros do Martim Cererê o especial encontro de três mulheres livreiras de três cidades diferentes: Fernanda Diamant, de São Paulo, Goiandira de Fátima, da Cidade de Goiás e Melissa Pomi, de Goiânia. O artista visual e cineasta Benedito Ferreira conversa com a professora Anamaria Diniz na mesa “Goiânia: uma invenção”.
Bate-papos sobre podcasts e literatura goiana também fazem parte da programação. Já para o público infantil, no Fabulinho, a oficineira Shirlene Álvares dará oficina de contação de histórias na parte da manhã para alunos de escolas públicas de Goiânia.
Fabular é uma celebração que convida todos a mergulharem na rica tapeçaria das histórias humanas, descobrindo novas vozes, perspectivas e conexões em um ambiente vibrante e acolhedor.
Serviço: 1ª edição da Ocupação Fabular | Goiânia
Quando: De 13 a 25 de agosto
Onde: Centro Cultural Martim Cererê – Setor Sul
Mais informações: www.fabularhistorias.com.br
Instagram: @fabularhistorias