O Centro Cultural Octo Marques, no Centro de Goiânia, recebe a exposição Crônicas de um Mondo Bizarro, individual do artista visual Mario Pirata. Assim, a inauguração será às 18h30 desta quinta-feira (30/3). A mostra, com 45 obras, está montada na galeria Sebastião dos Reis, e fica em cartaz até 12 de maio, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira. A entrada na unidade da Secretaria de Cultural de Goiás (Secult) é gratuita.
Crônicas de um Mondo Bizarro conta com curadoria da também artista visual Anna Behatriz. Dessa forma, leva “o referencial poético e imagético inspirado no neoexpressionismo alemão e estadunidense, pintura pós-modernista, além de referências pictóricas entre Rio, São Paulo e Goiânia”.
De acordo com a curadora, a exposição busca a visualidade de elementos na própria realidade. “O autor encontrou sentido no estilo figurativo e passou a produzi-lo em sua pintura, onde elementos figurativos passaram a incorporar essa nova fase”, detalha.
Para o artista, que expõe no Centro Cultural Octo Marques, quem vive num ‘mondo bizarro’ tem em si um tanto quanto deste, e, também, de alguma maneira, sofre por causa dele.
“É gostar das misturas, sejam de cores ou signos, sejam de camadas de sentidos ou de tintas”, explica Mário Pirata.
Sobre o artista
Mario Pirata foi professor de História da Arte e Artes Visuais em diversas universidades de Goiânia durante os anos de 2009 a 2016. Entre 2017 e, recentemente, em 2023, retomou a produção de desenhos e pinturas originadas de uma pesquisa iniciada em 2014.
Hoje, todo esse trabalho se consolida em “Crônicas de um Mondo Bizarro”, sendo a sua primeira exposição individual.
Serviço: Exposição Crônicas de um Mondo Bizarro – Artista visual Mario Pirata | Centro Cultural Octo Marques
Quando: 30 de março
Horário: 18h30
Onde: Galeria Sebastião Reis – Pathernon Center – Rua 4, entrada pela Rua 7, n° 515 – Centro
Visitação: 31/3 a 12/5 | Das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira