Que goianiense ama carro não é novidade para ninguém. Nem precisa ver as estatísticas. Basta olhar as ruas! Mas, nem por isso, há uma preocupação compatível com os resíduos gerados por nossos veículos. Colocar essa questão em evidência é um dos fatores que motivou a Autoglass – prestadora de serviços para seguradoras e comerciante de vidros e peças automotivas – a convidar o Aproveite a cidade para um passeio de fusca por Goiânia. E eles não podiam escolher uma cor mais linda para o fusquinha: amarelo!
Goiânia tem 2,42 carros por habitante, de acordo com dados da Confederação Nacional do Municípios (CNM) de 2018. São 605,3mil rodando pelas ruas da capital, que tem a 6ª maior frota do País e está longe de figurar entre as mais populosas, é a 11ª. Isso, sem tocar no número de motocicletas. Portanto, há um cenário que justifica em parte o trânsito caótico nosso de cada dia e a frequência de acidentes.
Goiânia, meio ambiente e reciclagem
No nosso passeio de fusca deu para viver bem o trânsito de Goiânia, ainda que em ritmo mais leve em um sábado pela manhã. Também foi a oportunidade de passear pelos jardins do Setor Sul, onde convergem as entradas de casas e pelo Parque Areião, também na região Sul. Assim, a percepção da capital como cidade verde ficou bem clara. Só que graças a Autoglass fomos estimulados a saber mais sobre reciclagem.
E, no final da contas, após conversar com representantes de cooperativas de catadores e beneficiamento de recicláveis locais, foi possível concluir que resíduos automotivos com peças de vidro não têm destinação adequada em Goiânia. Ou seja, é o estabelecimento quem se responsabiliza pela destinação adequada e a Autoglass faz isso desde 2005, quando começou o Reciglass.
O que acontece com as peças descartadas do seu carro
Com o programa Reciglass, lanternas, retrovisores e pára-brisas descartados em consertos feitos pela Autoglass são encaminhados para a reciclagem. Para se ter uma ideia, somente na unidade da empresa no Setor Bueno são recolhidas 4,5 toneladas de resíduos automotivos por mês. A capital também conta com a unidade do Setor Pedro Ludovico. Ou seja, são 9 toneladas de lixo a menos para nossa cidade lidar.
Porém, vale ressaltar que a Autoglass tem 70 lojas em todo o Brasil. Tendo como parâmetro a unidade que visitamos, são 315 toneladas de resíduos com destinação adequada por mês. Tudo é levado para uma usina de reciclagem de vidros em Mogi das Cruzes (SP). Depois, grande parte do vidro reciclado é usado na indústria de embalagens. Uma destinação comum são garrafas de bebidas.
Então, se houve algum incidente com o seu carro e ele precisa de reparos, lembre-se: Quebrou? Trincou? A Autoglass resolve. Além de vender produtos de qualidade e realizar serviços de maneira otimizada, é ótimo saber que a peça danificada é descartada adequadamente. Portanto, é a escolha ideal para quem não abre mão do carro, mas sabe que é preciso ter mais responsabilidade com o meio ambiente.
Por que um passeio de fusca por Goiânia
A relação do Time Aproveite a cidade com Fusca vem de longa data, tanto por gosto pessoal quanto pela reação dos leitores ao carro em cada foto postada nas redes sociais. Assim, foi um grande carinho a Autoglass presentear a equipe com um passeio em um Fusca amarelo, a cor da nossa marca e que tem tanta conexão com os goianos. Pequi, ipê, pamonha. É tudo amarelinho, a cara de Goiânia e das nossas goianidades.
O Fusquinha 1986 foi alugado com um colecionador local amoroso, que tem, inclusive, o carro em outras cores. Ele foi o nosso motorista nas horas em que turistamos pela capital. Afinal, talvez você não saiba, mas dirigir um Fusca tem alguns segredos. Por exemplo, o do nosso passeio não tinha o retrovisor do lado do passageiro. E sim! Veio assim de fábrica.
Visitamos a Vila Cultural Cora Coralina, que recebe exposições e eventos de arte com frequência, no Centro; os becos do Setor Sul, com direito a pausa para um sorvete em uma das sorveterias mais antigas da cidade; além do Parque Areião e seus 215 m² de área verde. Aliás, esse roteiro fez muita gente conhecer o Anfiteatro Natural do Areião, um lugar incrível e que foi recuperado, depois de um incêndio em 2017.
Autoglass em Goiânia
A Autoglass tem duas lojas próprias em Goiânia. Confira qual é a mais próxima de você:
Autoglass Setor Bueno
Endereço: Av. T-9, 631 – St. Bueno, Goiânia
Telefone: (62) 3878-7800
Funcionamento: De segunda a sexta, das 8h às 18h. Sábados, das 8h às 12h.
Autoglass Setor Pedro Ludovico
Endereço: Av. Rio Verde, 98 – St. Pedro Ludovico
Telefone: (62) 3878-1700
Funcionamento: De segunda a sexta, das 8h às 18h. Sábados, das 8h às 12h.
[custom_player src=’zoevideos.net/player/n8a0681bc79fd9809d95d59e3870215d8′]