A prefeitura de Goiânia divulgou, na quarta-feira (9/6), um novo decreto municipal. Assim, o documento mantém as restrições para comércio, bares e restaurantes na capital até o dia 22 de junho. Dessa maneira, basicamente não há alterações no funcionamento destes locais em relação ao decreto anterior, que foi publicado após o aumento de ocupação de leitos hospitalares na cidade, devido a pandemia do coronavírus.
Nesta quarta-feira, dia da publicação do novo decreto em Goiânia, a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) para tratamento do corononavírus era de 82%. Além disso, a ocupação nas enfermarias era de 72%.
O presidente da Federação do Comércio, Serviços e Turismo do Estado de Goiás, Marcelo Baiocchi, foi à favor da prefeitura manter o comércio funcionando em Goiânia. “Temos de seguir firmes com os cuidados para que, com o avanço da vacinação, a pandemia fique no passado”, disse.
Confira como será o novo decreto em Goiânia nos próximos 14 dias
O novo decreto em Goiânia mantém o funcionamento do comércio, que abre das 9h às 17h na capital. Já os serviços podem abrir das 12h às 20h. Ademais, shoppings, galerias e centro comerciais funcionam das 10h às 22h. Salões e barbearias poderão funcionar das 12h às 21h, com capacidade de 30% e observância de todos os protocolos sanitários.
O funcionamento de bares e restaurantes em Goiânia também foi mantido. Assim, poderão abrir todos os dias, das 11h às 23h, com capacidade de 30% e no máximo cinco pessoas por mesa. Além disso, as apresentações musicais ao vivo do tipo “voz e violão” seguem, limitadas a dois integrantes e som ambiente. Assim, continua vedado som mecânico, durante todo o período de funcionamento dos estabelecimentos. Também está liberado o funcionamento de brinquedotecas, desde que respeitado o número máximo de crianças. As distribuidoras poderão funcionar na capital, das 6h às 23h.
O Mercado Popular da 74 fica autorizado a funcionar. Assim, estão liberadas apresentações musicais ao vivo, também limitada a dois integrantes, com distanciamento de dois metros entre eles. Também é vedado som mecânico.
Mais medidas
O novo decreto em Goiânia continua liberando eventos, mas agora com limite de 75 pessoas. As academias poderão funcionar, mas com capacidade de 30%, respeitando os protocolos de segurança, bem como organizando o atendimento dos alunos com o maior espaçamento possível.
Cultos, missas, celebrações e reuniões coletivas das organizações religiosas seguem permitidas, porém, com capacidade de 30%. Além disso, deverão ter três horas de intervalo entre cada uma das atividades.
Feiras livres também podem ser realizadas, sem consumo de alimentos no local, segundo o novo decreto. Ademais, o Parque Mutirama e o Zoológico de Goiânia poderão continuar recebendo público, mas com 30% de sua ocupação.
A região da 44 continua aberta, mas deve restringir a lotação dos estabelecimentos à quantidade máxima de 50% de sua capacidade.