Nas últimas semanas o coronavírus tomou conta dos noticiários, principalmente após Organização Mundial de Saúde (OMS) ter classificado o surto de Covid-19 como pandemia. Assim, muitas pessoas têm ficado em casa para evitar contaminação, seja por estar em quarentena, ou porque foram liberadas da faculdade, da escola ou também por estarem trabalhando em home office. Isso acontece em Goiânia e em diversas cidades do País. Dessa forma, pensamos em uma lista com filmes e séries da Netflix, para ajudar a passar o tempo livre em casa.
Para construir a lista, pensamos em diferentes tipos de conteúdo, para contemplar vários gostos, como filmes e séries indicados ao Oscar 2020, clássicos que você vai encontrar no catálogo e produções nacionais. Confira nossas dicas de séries e filmes da Netflix!
Filmes da Netflix indicados ao Oscar 2020
Você vai encontrar vários filmes legais que concorreram ao Oscar 2020 na Netflix. A começar pelo vencedor de melhor documentário, Indústria Americana, que conta a história de uma indústria reaberta em Ohio, nos Estados Unidos. Porém, os conflitos culturais (a fábrica é de um chinês) criam problemas para os trabalhadores.
O Irlandês concorreu a 10 estatuetas do Oscar e conta a história de Frank Sheeran, sua carreira no mundo do crime e seu envolvimento com os Bufalino, uma família de mafiosos. O filme é de Martin Scorcese.
Outra opção bacana é o filme Dois Papas, dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles. Ele conta a história, baseada em fatos reais, da surpreendente amizade entre Bento XVI e o futuro Papa Francisco. Já História de um Casamento teve Laura Dern como vencedora do melhor atriz coadjuvante. O filme apresenta a história de Charlie e Nicole que, com dificuldades no casamento, decidem se divorciar. Porém, a disputa vai parar nos tribunais. O filme é muito bom, mas não recomendamos se você passou por um término ou separação recente.
Tem ainda o documentário A Vida em Mim, que acompanha a história de crianças refugiadas na Suécia. Elas desenvolvem a chamada de Síndrome de Resignação, uma doença com os sintomas do coma. E para finalizar, tem Klaus, desenho indicado ao Oscar. A história conta sobre um carteiro egoísta e um fabricantes de brinquedos, que têm uma amizade improvável e levam alegria a uma cidade sombria.
Séries e filmes brasileiros na Netflix
Vamos privilegiar filmes e séries brasileiros na Netflix? Para começar, a dica é Democracia em vertigem, um documentário brasileiro que concorreu ao Oscar 2020. Assim, a diretora Petra Costa conta, de maneira bastante pessoal, o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.
O filme Aquarius, com Sônia Braga, faz parte do catálogo da Netflix e conta a história de uma jornalista aposentada que luta contra a demolição seu apartamento. É dirigido por Kleber Mendonça Filho, diretor de Bacurau. A história é atemporal e emocionante.
Uma dica de série é Onisciente (um dos roteiristas é irmão do Carlos, do #TimeAproveite), lançada em janeiro de 2020. A produção nacional traz um cenário do futuro, onde cidades são monitoradas por drones 24 horas por dia. Assim, uma jovem descobre um assassinato que não foi relatado pelo sistema de segurança Onisciente e decide, então, descobrir o que estão tentando acobertar.
Para fechar nossas indicações nacionais, tem Irmandade, com o cantor e ator Seu Jorge, que estreou em outubro de 2019. Trata-se da história de uma advogada honesta que se sente em um dilema ao descobrir que seu irmão é o líder de uma facção criminosa.
Séries sobre crimes e suspense
Se você é daqueles que gostam do gênero suspense (assim como a Paula Falcão, do #TimeAproveite), a Netflix tem boas opções. A grande indicação, principalmente se você gosta de séries baseadas em crimes, é Mindhunter. A produção norte-americana se passa nos anos 70 e gira em torno de dois agentes do FBI, que entrevistam assassinos em série presos para tentar resolver casos em andamento, desenvolvendo uma metodologia de análise comportamental de criminosos. A série está na segunda temporada e é inspirada em fatos reais.
Outra dica é The Assassination of Gianni Versace, uma série vencedora de 7 emmys e 2 Globos de Ouro. Assim, a história é uma adaptação baseada no assassinato de Gianni Versace. A produção conta ainda com grande elenco, tendo Ricky Martin, Penelope Cruz e Darren Criss.
Olhos que Condenam é baseada em fatos reais. A série é bem pesada, mas extremamente útil para quem pretende construir uma visão social questionadora. Ela conta a trágica história de cinco adolescentes negros que são condenados injustamente por um estupro no Central Park, em Nova York, nos Estados Unidos, em 1989. A série de quatro episódios revela os anos de julgamento, mostrando a luta dos jovens para provar sua inocência.
Filmes clássicos bons para qualquer hora
Sim, a Netflix também tem filmes considerados clássicos e que você pode garimpar e assistir! Um deles é Pulp Fiction, do diretor Quentin Tarantino. No filme, o caminhos de vários criminosos se cruzam. Um pistoleiro se apaixona pela mulher de seu chefe, um boxeador não se sai bem em uma luta e um casal tenta executar um plano de roubo que foge do controle. Onde esse enredo vai dar? Você precisa clicar no play!
Procure ainda Scarface, de 1983, tem Al Pacino como Tony Montana. O personagem, que chega a Miami com nada, se torna um poderoso chefão do tráfico. Considerado polêmico ao ser lançado, o filme se tornou um clássico. É dirigido por Brian de Palma e teve Oliver Stone como roteirista.
A Vida de Brian é um dos grandes filmes de Monty Phyton, um grupo de comédia britânico. O filme é controverso, já que combina comédia e temas religiosos. Porém, é considerado um dos melhores filmes de comédia de todos os tempos.
Para quem quer algo mais Sessão da Tarde, tem Curtindo a vida adoidado. No filme, um adolescente decide sair da rotina, fingindo-se de doente para matar aula. Dessa maneira, convence sua namorada e seu melhor amigo a a irem até Chicago, usando a Ferrari do pai de seu melhor amigo. Ótimo, e nem parece que foi feito há 34 anos!
Séries que são sucesso na Netflix e nos nossos corações
Aqui cabem indicações de algumas séries que gostamos de assistir nos últimos tempos. Assim, pode colocar Sex Education na sua lista. A série se passa em uma escola no interior da Inglaterra. Claro, trata sobre diversas situações relacionadas ao sexo, com diferentes personagens e de uma maneira divertida.
Também vale por em dia Strangers Things, uma série de ficção-científica que se passa nos anos 80. Dessa maneira, é altamente tematizada pelos elementos culturais da época. Ou seja, se você gosta de suspense e também dessa década icônica, não tem erro!
La Casa de Papel chega a sua quarta temporada no início do mês de abril (talvez seja um pouco adiada devido ao coronavírus). Portanto, vai dar tempo de você maratonar. A série conta a história de um assalto a um banco na Espanha e seus desdobramentos. Como você deve saber, tem fãs pelo mundo todo!
E para quem ama o mundo esportivo e está com saudade das competições, a dica é assistir à série de documentários sobre a Fórmula 1, F1: Dirigir para viver. Está na segunda temporada e traz bastidores, negociações e disputas da elite do automobilismo mundial de um jeito nunca visto. Vai muito além das pistas e pódios!
E você, qual série ou filme da Netflix indica para o #TimeAproveite e para os nossos leitores?