O Museu Pedro Ludovico, no Centro de Goiânia, segue passando por reparos para corrigir infiltrações e outras demandas no local provocadas, principalmente, em razão das chuvas.
Os trabalhos no museu, unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), tiveram início em janeiro de 2023, sem interferir no funcionamento do espaço, que continua aberto para atendimento do público. Inclusive, no mês de outubro, a unidade terá uma programação especial para o aniversário da capital.
“Além do dever de zelar pela conservação do patrimônio histórico e artístico do Estado, nosso maior compromisso é manter regularmente a manutenção dos nossos espaços. Para isso, estamos em constante fiscalização para garantir o funcionamento pleno e seguro das unidades para os visitantes”, ressalta a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes.
No local já foram feitas a troca das telhas e manutenção das calhas, além de reparos nas tubulações de águas pluviais para evitar goteiras e infiltrações. Também estão em andamento serviços na parte elétrica, com a troca do quadro de distribuição de energia e a pintura na área interna.
A Secult também já emitiu solicitação e aguarda resposta da Agência municipal de Meio Ambiente – Amma, para a poda de árvores que, segundo a Secretaria, vêm danificando o telhado da unidade. Quanto à pintura externa do museu, a secretaria aguarda aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico – Iphan.
História do Museu Pedro Ludovico
Antiga residência de Pedro Ludovico Teixeira, o museu abriga a história de Goiânia e de seu fundador. Além de possuir biblioteca para pesquisa e um rico acervo iconográfico, o museu é um local destinado a eventos artísticos e culturais, como lançamentos de livros e palestras que visam à integração da unidade com a comunidade.