É incrível como espaços culturais podem revitalizar uma área da cidade. E que bom é poder constatar isso ao visitar o Museu do Amanhã, que parte deste processo na zona portuária do Rio de Janeiro! Inaugurado no final de 2015, o exuberante projeto do arquiteto espanhol Santiago Calatrava impacta quem desembarca na Praça Mauá. Por dentro, a construção se propõe a um impacto ainda maior: no nosso futuro.
O passeio ocorreu em uma terça-feira, justamente o dia em que não é cobrada entrada dos visitantes! O Museu do Amanhã não abre às segundas-feiras. Nos demais dias, os ingressos custam 20 reais (inteira) e 10 reais (meia). Você também pode optar pelo bilhete único, que permite visitar também o Museu de Arte do Rio (MAR), que também fica na praça, por 32 reais (inteira) e 16 reais (meia).
Para visitar o Museu, que nos faz refletir sobre o amanhã, utilizamos a combinação metrô mais VLT. É importante se atentar ao comprar o cartão integrado “Rio Card” que é válido para múltiplos transportes coletivos na cidade. Ele é individual e ao usar o VLT isso pode ser conferido por um fiscal, que também averigua se houve débito no embarque.
É legal ir ao Museu do Amanhã com bastante tempo – sem se atentar a muitos detalhes, gastará ao menos 1h. Só na exposição principal, que fica no segundo andar, dá de interagir com ferramentas multimídia e absorver muito conhecimento. Isso vai bem além da grandiosidade de cada obra. E, sem dúvida, o lugar cumpre ao que se propõe. Faz mesmo o visitante se questionar a respeito de como a humanidade está moldando o futuro.
São cinco grandes monumentos: Cosmos, Terra, Antropoceno, Amanhãs e Nós. As estruturas da mostra instigam as questões que importunam a humanidade. De onde viemos? Quem somos? Onde estamos? Para onde vamos? Como pretendemos ir? De acordo com informações disponíveis no site do Museu do Amanhã, 30 consultores brasileiros e estrangeiros, com respaldo de instituições de ciência e cidadania renomadas, desenvolveram a narrativa impactante, que pode ser observada de inúmeras maneiras.
https://www.instagram.com/p/Bd0zw8vD_qy/?taken-by=aproveiteacidade
O Museu do Amanhã tem um restaurante integrado, com uma bela vista para o porto. Os valores não são muito acessíveis. Mas a Praça Mauá abrigava food trucks, quando fizemos o passeio. Também havia uma feirinha de roupas e artesanato, que não exploramos por falta de tempo. A área concretada favorece a prática de esportes, como patinação e skate. As possibilidades para passar o tempo ali, definitivamente, são muitas. Se quiser uma dica para anotar: reserve um período inteiro para explorar a região portuária do Rio.