A Mostra Labareda integra a programação do Cine Cultura desta semana, com a exibição de quatro produções goianas, no sábado (16/12), a partir das 20h30. A entrada para o cinema de rua no Centro de Goiânia é gratuita. O destaque da programação é a sessão première de “Um Homem Nu”, da roteirista, diretora e produtora, Viviane Goulart.
A produção é uma adaptação do livro “Memórias do Submundo”, do escritor e poeta marginal goiano Marco Coimbra.
O filme gira em torno dos relatos que a protagonista, Jenny, faz a Marcão. Conhecida como a “rainha da confusão”, a personagem narra sua noite cheia de supressas e os encontros com outras figuras, como Gilberto, Rato e Primo.
O roteiro da produção é inspirado nas obras de Abbas Kiarostami, poeta, cineasta, produtor e fotógrafo iraniano – que com mais 40 anos de carreira cinematográfica, conquistou prêmios como a Palma de Ouro e o Leão de Ouro.
O elenco do curta-metragem é formado pelo próprio autor, Marco Coimbra, a atriz Juliana Dalle, os atores Arthur Cintra, Fred Prachedes, João Batista e Allan Jacinto.
Allan, inclusive, é conhecido pelo público por ter atuado em produções nacionais como “Vento Seco” (2020), “Atrás da Sombra” (2020) e “Felipa e o Foguete” (2017) – exibido no especial de fim de ano da TV Anhanguera, em 2017.
O evento conta ainda com a exibição de outros três curtas dirigidos pela diretora goiana, que atua na Labareda Cinematográfica e na Mostra Clandestina, são eles: o documentário, “Xica” (2019), o documentário, “Presente de Casamento” (2021) e o filme de ficção, “Codinome Meu Amor” (2022).
Um debate com a presença de Coimbra, toda a equipe técnica de “Um Homem Nu” e o público participante, encerra a programação da Mostra Labareda. O projeto foi contemplado pelo Edital de Fomento aos Novos Artistas Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, 2017. (FAC, SEDUCE e Governo de Goiás).
Sobre a diretora
Natural de Belo Horizonte (MG), radicada em Goiás desde 2016, Viviane Goulart, é roteirista, diretora e produtora independente de audiovisual. Tendo iniciado seus trabalhos com a produtora Labareda Cinematográfica, em 2018.
Ela também é curadora e produtora da Mostra Clandestina, dedicada a exibição de filmes e obras audiovisuais realizadas por mulheres latino-americanas, realizada anualmente na Cidade de Goiás.
Em 2019 dirigiu o documentário “XICA”, 17′, o qual assinou a direção de fotografia, edição e produção. Durante a pandemia do COVID-19, dirigiu dois curtas-metragens: “Presente de Casamento”, 10’ (2021) e “Codinome meu Amor”, 13’ (2021), realizando além da direção e produção, a fotografia, edição, e distribuição das obras.
Em 2023 desenvolveu e produziu o seu primeiro longa-metragem intitulado “Vulgo Jenny”, e dirigiu a ficção “Um Homem Nu”.
Sobre o autor
Autor de “Homem Nu” e do livro “Memórias do Submundo”, Marco Coimbra é goiano e conhece bem a capital. Com uma ligação afetiva com o Setor Coimbra, leva no nome artístico um pouco da região em que nasceu, foi criado e ainda mora.
Além do bairro do coração, Marco também tem uma ligação com regiões próximas, como o Setor Campinas. É comum do escritor levar suas vivências da região central de Goiânia aos seus contos. Relatando sempre, em suas obras sobre sua juventude e relações com pessoas da vizinhança.
Serviço: Mostra Labareda – Cine Cultura
Quando: Sábado (16/12)
Horário: A partir das 20h30
Entrada: Gratuita