A próxima Mostra CRASH – Mostra Internacional de Cinema Fantástico acontece de 7 a 10 de dezembro de 2023, na Vila Cultural Cora Coralina, em Goiânia. Assim, o festival realiza sua 15ª edição, este ano, com o apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás – FAC, por meio do edital de fomento aos festivais e eventos 8/2023.
A artista CRASH desta edição é Amanda Miranda (1995). Artista gráfica, diretora de arte, ilustradora, designer e autora de histórias em quadrinhos, ela usa cores destacadas para abordar temas espinhosos e insólitos. Violência, gênero e horror corporal são alguns dos tópicos recorrentes em seus trabalhos autorais.
“Sempre tivemos o maior cuidado na escolha dos artistas responsáveis pela identidade visual da CRASH. Desta vez, esta preocupação foi aumentada pela efeméride: 15 edições de um festival de cinema de gênero não são para qualquer um”, dizem os organizadores do festival, Márcia Deretti e Márcio Jr., da MMarte Produções.
Inscrições de filmes
As inscrições de filmes para a 15ª CRASH já estão abertas e podem ser feitas até o dia 10 de outubro, por meio de formulário pela plataforma FilmFreeway.
São aceitos filmes ou vídeos de qualquer duração, nos gêneros terror, ficção científica e fantasia, produzidos a partir de 2021 e que não tenham participado das edições anteriores do evento.
A seleção dos filmes é feita por uma comissão julgadora e os resultados serão divulgados pelo site www.mostracrash.com e também por e-mail diretamente aos selecionados.
A CRASH elegerá os melhores filmes em quatro categorias: Melhor Curta-Metragem Nacional, Melhor Curta-Metragem Estrangeiro, Melhor Animação e Melhor Longa-Metragem.
Os filmes serão escolhidos por um júri composto por três especialistas da área. Interessados em participar podem obter mais detalhes sobre o regulamento e as regras para inscrição na plataforma da Film Freeway.
Amanda Miranda
Por suas obras jornalísticas, a paulistana foi finalista do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos na categoria Arte, em 2020.
No ano seguinte, foi listada como destaque na categoria de Arte e Arquitetura da Forbes 30 under 30, 2021. Como freelancer, já trabalhou para clientes como Adobe, Netflix, Mubi, Pulitzer Center, The Intercept Brasil, Jornal O Globo, UOL e Agência Pública.
Com seu estilo inconfundível, tem produzido capas e ilustrações para livros no mercado editorial nacional, atendendo renomadas casas publicadoras como Companhia das Letras, Intrínseca, Ática, Editorial Planeta e Antofágica.
Além disso, Amanda já produziu peças publicitárias, capas de álbuns e singles, estampas e padronagens para o mercado da moda.
Destaque inconteste na cena contemporânea dos quadrinhos brasileiros, publicou A Urna (Monstra), Juízo (edição independente) e Aparição (Ugra).
Seu mais recente trabalho na área consiste em uma participação na já histórica antologia Braba, lançada nos Estados Unidos pela prestigiada editora Fantagraphics Books – e publicada no Brasil pela Mino.
Sobre a mostra
A CRASH, originalmente chamada de TRASH – MOSTRA GOIANA DE VÍDEOS INDEPENDENTES, foi o primeiro evento audiovisual do Estado de Goiás, com sua primeira edição ocorrida entre os dias 9 e 11 de julho de 1999, no Centro Cultural Martim Cererê.
O evento tem como foco a produção audiovisual mais alternativa e independente do País. A CRASH é uma mostra competitiva e, sobretudo, um canal para a exibição de experiências audiovisuais do gênero fantástico (terror, ficção científica e fantasia).
Serviço: 15ª edição da Mostra CRASH | Goiânia
Quando: De 7 a 10 de dezembro
Onde: Vila Cultural Cora Coralina – Rua 3 – Centro
Mais informações: www.mostracrash.com