O Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Aparecida de Goiânia será palco, até o mês de outubro, da mostra artística e cultural Comboio. Assim, os eventos serão voltados para a população da região metropolitana. A programação, totalmente gratuita, reúne artistas locais de Aparecida, de Goiânia e estudantes do IFG.
Nos dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro será realizada a vivência Corpo e Cidade. Dessa maneira, participa a artista convidada Luciana Lara (DF). Por fim, nos dias 20, 21 e 22 de outubro, haverá a Mostra Artística com apresentações de grupos convidados, incluindo Imperadores da Dança (RJ), Batalhas de Rap, Hip-Hop e Vogue (com premiação). Além disso, Encontro de Tambores, oficinas de Passinho e de Mixagem para DJs. O evento conta com o apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás.
Corpo, cidade e cultura
A mostra artística e cultural Comboio tem como objetivo fortalecer a cena cultural de Aparecida de Goiânia promovida pelos artistas, produtores e fazedores de cultura da cidade. Dessa forma, a arte urbana e a cultura tradicional dos grupos quilombolas ganham centralidade nessa proposta.
Assim, reúne artes visuais (criação de paineis de graffiti), dança (Passinho, Hip-Hop, Dança Contemporânea e Vogue). Além disso, música (Rap, House e Tambores), artesanais quilombola (Turbante) e atividades corporais urbanas (Parkour, Slackline e Rapel). Desse modo, a programação busca contemplar a cultura dinâmica, diversa, tradicional e contemporânea de uma cidade em expansão, como Aparecida de Goiânia.
Esta segunda edição da mostra Comboio também tem como proposta aproximar o diálogo entre diferentes linguagens artísticas, projetos e fazedores de arte de Aparecida de Goiânia.
Dessa maneira, reúne produtores, artistas, criadores e difunde a produção cultural de agentes culturais da cidade e de produções que nascem das disciplinas de Arte e do curso superior de Dança, alocados no IFG, Câmpus Aparecida de Goiânia.
“É um evento muito importante para o Instituto Federal, enquanto uma instituição de ensino comprometida com a formação e a elevação de escolaridade e produção cultural e tecnológica de Aparecida. Eventos como esse criam pontes entre a comunidade e a instituição”, comenta a coordenadora do projeto Luciana Ribeiro. Ela ainda destaca que essa edição é especial por ser o primeiro grande evento a ser realizado no instituto desde a pandemia. “É um momento especial para fortalecer os laços e ressignificar os encontros, as formas de estar juntos considerando o diálogo da comunidade interna com a comunidade externa”, complementa.
Programação de 19 a 22 de outubro
De 19 a 22 de outubro a mostra Comboio promove a confluência entre uma diversidade de expressões da dança e da música urbana. Assim, terá dançarinos de Passinho do Rio de Janeiro (Imperadores da Dança) e dançarinos do Rap, do Breaking e do Vogue de nossa região. Além disso, MCs e DJs reconhecidos em Goiás e no Brasil, bem como os grupos Afoxé Omo Odé, Batucagê na Serrinha e do Grupo Coró de Pau.
As batalhas de Rima, de Breaking, de All Style e de Vogue terão premiações em dinheiro para os melhores colocados. Os prêmios variam de R$ 50 a R$ 500, além de troféu. As inscrições serão feitas no momento de cada batalha e podem participar iniciantes e veteranos de cada estilo, de Goiânia e Aparecida de Goiânia.
Serviço: Comboio – mostra de ações artísticas e culturais
Quando: Até 22 de outubro
Onde: IFG/GO – Campus Aparecida de Goiânia e ruas da cidade de Aparecida de Goiânia
Entrada: Gratuita