O Ministério da Cultura está com inscrições abertas para edital para a 7ª edição do Mercado de Indústrias Culturais Argentinas (Mica). Assim, o evento será realizado entre os dias 1º e 4 de junho, no Centro Cultural Kirchner, em Buenos Aires.
A proposta selecionará 90 empreendedores culturais de nove setores de todo o Brasil. São eles: audiovisual, circo, dança, teatro, design, editorial, hip hop, música e games. Dessa maneira, os escolhidos participarão das rodadas de negócios e atividades formativas durante o evento.
O Edital para o Mica, na Argentina, destinará R$793 mil para viabilizar a ida e permanência, em Buenos Aires, dos empreendedores culturais selecionados, bem como o retorno ao Brasil. As inscrições estão abertas até às 18h do dia 31 de março de 2023. Para se inscrever, basta acessa o link: http://mapas.cultura.gov.br/oportunidade/2013/.
No registro, os empreendedores culturais deverão escolher o perfil de participação (vendedor ou comprador). Desse modo, entre os critérios de avaliação estão a diversidade, a representatividade, a inclusão e a criatividade das propostas.
Ademais, o edital obedecerá, ainda, ao critério de distribuição regional, de forma a contemplar, pelo menos, um vendedor por região brasileira, em cada setor.
Mais sobre o Mica
Criado em 2011, o Mica é o evento central do sistema de políticas públicas voltado exclusivamente para a comercialização de produtos e serviços, e para o fortalecimento dos setores das indústrias culturais na Argentina e a nível internacional.
O Mercado tem uma programação pensada para o fortalecimento dos vínculos institucionais, comerciais e artísticos entre países. Além disso, visa estimular reuniões entre instituições governamentais de cultura da Argentina e de outras nações, e incentivar a celebração de acordos de cooperação entre instituições culturais públicas e/ou privadas.