Goiânia é, hoje, a 6ª melhor cidade do Brasil para se aplicar em imóveis. A informação é do ranking produzido pela consultoria Urban Systems e publicado com pela Revista Exame, em matéria que mostrava as 100 melhores cidades para se aplicar em imóveis. Mas o que justifica essa posição de destaque da capital goiana?
Para o diretor de Incorporação e Negócios da FR. Incorporadora, Marcelo Caramez, Goiânia é referência nacional no mercado imobiliário. Ele afirma que há dois pontos principais que explicam o atual momento: os negócios, principalmente o agro e a saúde, e o desenvolvimento social e urbano na capital goiana.
“Goiânia é uma das referências mundiais nos frutos gerados pelo desenvolvimento do agro. Há muito trabalho, comércio, serviços na capital que giram em torno do campo e a concentração de investimentos favorece, também, nosso mercado”, diz.
De acordo com um levantamento feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e pelo Zap +, que analisa dados do mercado imobiliário, Goiânia é a capital brasileira que teve a maior alta no reajuste do aluguel nos últimos 12 meses. A cidade registrou um aumento de 37,39% nos preços de aluguel até julho de 2023.
“Goiânia possui atualmente um grande número de lançamentos imobiliários, que faz com que o valor do metro quadrado aumente para venda, o que irá repercutir também nas locações. Após a entrega desses imóveis as pessoas acabam alugando, em consequência disso ocorre a alta do valor de locação”, explica o advogado especialista em direito imobiliário e diretor da Comissão de Direito Imobiliário do Conselho Federal da OAB, Diego Amaral.
Saúde e negócios em Goiânia
Na capital goiana está, por exemplo, o Órion Complex, maior complexo de saúde e negócios do Centro-Oeste, obra que é referência nacional no setor e figura entre as grandes realizações da FR. Incorporadora.
A incorporadora, inclusive, está construindo o Municipal, empreendimento residencial, que fica no Setor Bueno, a 450 metros do Órion. O lançamento foi todo pensado para atender a demanda de um público que quer praticidade e acesso fácil a serviços que podem ser encontrados na região, onde também se localiza o complexo. Dentre eles, por exemplo, atendimento médico de excelência.
Além disso, o Municipal tem diversas opções de lazer, o que corrobora, de acordo com a incorporadora, com a escolha de quem preza por qualidade de vida, e também acaba sendo mais interessante para investidores. Veja AQUI um vídeo da equipe do Aproveite a cidade sobre o prédio.
Para ficar claro o impacto do Órion Complex na região, atualmente, há 459 salas em utilização, o que equivale a mais de 80% da ocupação total do prédio. Apenas a torre comercial, por exemplo, tem uma média de 3 mil visitantes ao dia. Com os condôminos, esse número salta para 4,5 mil pessoas/dia, passando de 100 mil pessoas por mês.
O empreendimento ainda possui um centro de compras, com um mix variado de 53 lojas e serviços distribuídos em três pavimentos, e um polo gastronômico no 40° andar, com restaurante no Rooftop. Também o Hotel Transamerica Collection e o Hospital Israelita Albert Einstein.
Segundo o síndico central do empreendimento, Leopoldo Goutier, para a construção do prédio foi realizado um estudo de mercado, já que Goiânia atende pessoas que buscam atendimento de saúde de qualidade, do Centro-Oeste e o Norte.
“A cidade é referência na área de saúde. Acontece um deslocamento grande destas regiões para Goiânia. Baseado nessas informações, foram realizados estudos de mercado para a construção do Órion”, afirma.
Ainda de acordo com o síndico, antes do Órion ficar pronto, já foi possível perceber as mudanças realizadas em seu entorno. “Houve uma valorização enorme, tanto no prédio, quanto no entorno, nas regiões do Setor Bueno e Marista. A demanda hoje não é possível ser atendida, tanto para compra, quanto para aluguel”.
O Municipal
O Municipal, da FR. Incorporadora, é uma homenagem ao Art Déco goianiense, referência mundial em arquitetura. O prédio tem, por exemplo, 18 opções de plantas, com apartamentos de 38 m² a 145 m², e uma localização pensada para quem quer praticidade, próximo a escolas, supermercados e áreas verdes.
“O Municipal é ideal para aquelas famílias que querem viver em uma ótima localização, com o melhor de Goiânia por perto, e também com conforto, bem-estar e lazer em seu próprio lar”, afirma o diretor de Incorporação e Negócios da FR Incorporadora, Marcelo Caramez.
Ele salienta ainda que que o empreendimento também é “perfeito para jovens solteiros, estudantes e investidores”. De acordo com Caramez, muitas pessoas buscam em Goiânia uma base para realizar algum tratamento de saúde no Hospital Israelita Albert Einstein, que é integrado ao Órion Complex.
Assim, o apartamento poderia ser adquirido tanto por quem quer morar na região, quanto por quem quer investir no aluguel, de curta, média ou longa duração.
“O Municipal traz o melhor para os dois mundos: seja para quem quer morar, seja para o investidor que procura um apartamento com um super potencial para locações”, conclui.
A FR. Incorporadora tem 22 anos de história, nos quais já entregou 46 empreendimentos, 8,5 mil lares e soma mais de 1 milhão de m² de área construída em 15 bairros de Goiânia.
* Este conteúdo é um publieditorial patrocinado pela FR Incorporadora