O São Paulo Fashion Week N55 (SPFW) acontece entre 24 e 28 de maio, em São Paulo, e duas marcas goianas, Naya Violeta e Thear, participam do evento. Ao todo, serão 41 desfiles, sendo 31 presenciais e 10 deles via vídeo.
A edição, que tem como tema Origens/Ressignificar, terá os desfiles em vídeo (fashion filmes) exibidos no dia 24, em sessão de cinema para convidados no Shopping Iguatemi.
Já de 25 a 28 de maio, os desfiles acontecem acontecem em alguns locais de São Paulo. O Komplexo Tempo, no bairro da Mooca, segue sendo a base principal das apresentações. Além disos, no Senac Lapa Faustolo, Iguatemi São Paulo e outras locações em endereços históricos.
Naya Violeta
A nova coleção de Naya Violeta, para o São Paulo Fashion Week, chega com uma proposta bastante ousada. Inspirada no próprio passado da estilista, a coleção “Reluzente” busca celebrar a luz e sua capacidade de transformação.
De acordo com a idealizadora do projeto, Naya Violeta, o objetivo é apresentar a ideia da essência da própria designer, “uma vez que a figura reluzente seria a própria Naya que quando olha para as estrelas que se abrilhantam, olha pro seu próprio passado”.
Para demonstrar de forma prática o que o tema traduz, a marca decidiu apostar em um fashion film, que será exibida das 10h às 12h. “Reluzente foi uma coleção com experimentações preciosas. Era um devaneio, de um tempo atrás, conseguir trabalhar com texturizados”, afirma.
Inclinada a dar mais espaço para aqueles que colaboram com a marca, Naya comentou que “Reluzente” conta com a criação de estampas da artista visual Sharmaine Caixeta e com a curadoria artística de Gilson Plano.
“É a primeira vez que Sharmaine assina sozinha a coleção de estampas da marca. Acredito que é um lugar importante onde possamos nutrir os nossos. Ela já está na marca há mais de quatro anos e tem construído muitas coisas com a gente”, conta a estilista animada.
Por fim, Naya contou com lembranças do passado para se inspirar em sua nova coleção. De acordo com a estilista, ela acabou encontrando um álbum de fotos tiradas por seu tio na década de cinquenta, que a inspiraram a trabalhar o conceito de pessoas reluzentes.
Com a ajuda da ancestralidade, ela pode trazer pessoas que reluzem através do tempo. “É pensar nessa história do meu tio lá do Goiás que registrou e ousou reluzir. Acho que é sobre a minha história, que é reluzir, ousar ser preto, cada vez mais preto, e mostrar que a potência do negro é lindo”, finalizou.
Thear
A Thear Vestuário, assinada pelo empreendedor e Diretor Criativo Theo Alexandre, faz sua terceira participação no São Paulo Fashion Week. Assim, a coleção apresentada será inspirada na vida da poetisa e doceira Cora Coralina.
Após uma imersão na Cidade de Goiás para buscar as raízes e inspirações da goiana, o estilista recebeu o aval da filha e neto de Cora, Vicência e Rubio, por meio de uma carta escrita à mão.
“As referências regionais são a base da Thear e de cada coleção. Cora Coralina é nossa inspiração pelo o que representa, pela força feminina. Tive a oportunidade de abrir o guarda-roupa e entender quem era a doceira e a poetisa. Ouvir histórias e trazer essa regionalidade para as peças que serão apresentadas na passarela do SPFWN55”, conta Theo.
Com desfile marcado para o dia 27 de maio às 18h30, no Komplexo Tempo, o empreendedor espera causar a mesma emoção gerada pela Coleção MethAMORfose, em sua primeira participação presencial com a Thear.
Serviço: Marcas goianas no SPFW N55
Quando: De 24 a 28 de maio
Onde: São Paulo (SP)
Mais informações: https://www.instagram.com/spfw/ | Naya Violeta | Thear