Goiás recebe, na tarde deste domingo (20/6), mais uma remessa de vacinas contra a Covid-19. Assim, serão recebidas 235 mil doses da AstraZeneca, fabricadas pela FioCruz. Todas serão usadas para segunda dose. Após o desembarque no Aeroporto Internacional Santa Genoveva, em Goiânia, todas as doses seguirão para a Central Estadual de Rede de Frio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). A informação foi confirmada pelo governador Ronaldo Caiado em seu Twitter. Além disso, ele afirmou que até setembro pretende vacinar todos até a faixa dos 18 anos.
Na última semana o Estado de Goiás recebeu uma remessa de vacinas contra a Covid-19. Dessa forma, chegaram 126 mil doses na sexta-feira (18/6). Assim, foram 77,2 mil vacinas da Pzifer e 49,6 mil da Coronavac.
Goiás também recebeu, na última terça-feira (15/6), o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a importação da vacina Sputnik V, desenvolvida pela Rússia. Serão compradas 142 mil doses do imunizante contra a Covid-19, que será aplicada em 71 mil pessoas, já que tem duas doses.
Assim como vem acontecendo, esta remessa seguirá a nova regra do Plano Nacional de Imunização (PNI). Dessa maneira, 30% das vacinas contra a Covid-19 que chegarem a Goiás serão aplicadas em pessoas com comorbidades. Ademais, os outros 70% serão para a população em geral, por ordem decrescente de idade, de acordo com a imunização em cada município.
Goiás recebeu mais de 3,4 milhão de vacinas contra a Covid-19
Levantamento realizado pela Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) até o dia 18 de junho mostra que, referente à primeira dose, foram aplicadas 1,9 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19 em Goiás. Ademais, em relação à segunda dose, foram vacinadas 684,1 mil pessoas.
Em relação ao número total de vacinas, o Estado já recebeu mais de 3,4 milhões doses de imunizantes. Assim, no total, foram 1,4 milhão da CoronaVac e 1,7 milhão da AstraZeneca e 273,7 mil da Pfizer.
A SES-GO também informou que houve, no total, 653,1 mil casos de Covid-19 no território goiano. O total de óbitos confirmados pela doença foi de 18,4 mil.