Um levantamento da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), estima que Goiânia possui uma média de 50 mil árvores de Ipês espalhadas pelo município. Além disso, apesar de em uma quantidade menor, os Cega-Machado também chamam a atenção pela beleza da sua florada roxeada.
E já no mês de agosto, antes do início da Primavera, é possível contemplar as belezas dessas árvores em alguns pontos da Capital. A floração vai até o mês de setembro. Além dessas espécies, há Ipês Roxos, Rosas, Branco e, raramente, até Verde.
“Logo em seguida, com diferenças de poucos dias, os Cega-Machado deixarão esse contraste ainda mais belo, com a cor roxeada de suas flores pelas vias da Capital”, aponta a bióloga Wanessa de Castro.
A ordem de floração não é uma regra, ela varia de acordo com o clima e a luminosidade. “Apenas do Ipê Amarelo são cerca de 10 espécies. É por isso que encontramos variações dessas árvores, algumas robustas, com folhagem e sementes um pouco diferente de uma região para outra”, explica Luan Alves, presidente da Amma.
Os Ipês possuem cinco dias de floração. Apenas alguns apresentam suas flores mais de uma vez ao ano. É natural que as folhas caiam, e que, em seguida, os Ipês comecem a florir.
Veja alguns locais com Ipês em Goiânia:
Ipê Amarelo
– Avenida Goiás Norte
– Avenida Leste-Oeste
– Av. Contorno, Centro, em frente ao estacionamento do Parque Mutirama
– Rua Juíz de Fora, Jardim Ana Lúcia
– Av. Araguaia, Vila Nova, próximo à Fleg
– Av. Anhanguera, entre Av. Tocantins e Rua 9
– Bosque dos Buritis, Setor Oeste
Ipê Branco
– Rua 18-A, Setor Aeroporto
– Pq. Cascavel, Jd. Atlântico
– Ipê Rosa
– Av. Contorno, ao lado do Pq. Mutirama
– Praça do Avião, Setor Aeroporto
– Praça das Mães, Centro
– Praça do Avião, Setor Aeroporto
Cega-Machado
– Goiás Norte – próximo ao Shopping Passeio das Águas e nas proximidades da Rodoviária do Centro
– Jardim Goiás Ed. JK – perto da Casa de Vidro
– Avenida 85 – Próximo as casas do Exército
– Rua 9 – próximo ao Shopping Bougainville