O governador Ronaldo Caiado anunciou na segunda-feira (29/1), em Goiânia, um projeto de reestruturação completa do transporte coletivo da Região Metropolitana da capital. Com investimento de R$ 1,6 bilhão, foi assegurado que o preço da tarifa não sofrerá nenhum reajuste.
No total, 1,2 mil veículos serão substituídos por novos, todos com ar-condicionado. A frota do Eixo-Anhanguera será eletrificada até o fim de 2024, os terminais e estações do corredor serão reformados, além da recuperação de mais de 6,9 mil pontos de ônibus.
O projeto Nova RMTC (Rede Metropolitana de Transporte Coletivo) será executado pelo Governo de Goiás em parceria com as prefeituras de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Trindade e Goianira.
A substituição dos novos ônibus será gradual, sendo 400 veículos por ano, até completar 1,2 mil em março de 2026. A nova frota será composta por 1.020 ônibus de linhas estruturantes, 83 veículos elétricos do Eixo-Anhanguera e 67 do BRT Norte-Sul.
“Gradualmente vocês notam os avanços. A passagem não aumentou, agora teremos novos ônibus e estamos recuperando os terminais. Essa somatória, quando chegar ao fim, vai trazer dignidade para os usuários e garantir o que a população precisa no transporte: segurança e serviço de qualidade. Faz 5 anos que começamos com essa luta”, destacou Caiado.
O vice-governador Daniel Vilela lembrou que Goiânia é a única capital a não ter reajuste no preço da passagem desde 2019. “Temos hoje um governo que investe mais de R$ 200 milhões anualmente para garantir a tarifa sem reajuste para a população”, pontuou.
Mais mudanças na Grande Goiânia
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, explicou que a reestruturação do Eixo Anhanguera deve ser totalmente concluída até o fim de 2025 e que o projeto já está em execução.
“A reforma de uma das estações já começou, que é do Hemocentro, e a reforma do Terminal Novo Mundo começou hoje”, salientou Rocha Lima, que também é presidente da Câmara Deliberativa de Transportes Coletivo (CDTC).
A primeira etapa será entregue até julho deste ano, com 200 novos ônibus. Serão seis ônibus do Eixo Anhanguera, seis do BRT e 188 das linhas estruturantes, dos quais 122 são convencionais, 60 do modelo super padron a diesel e seis padron elétricos.
Os modelos a diesel estão dentro do sistema euro 6, norma da União Europeia que estabelece limites máximos de emissão de gases poluentes. Até o fim de 2024, um terço da recuperação dos pontos de ônibus será concluído, o que corresponde a mais de 2,3 mil abrigos.
Transporte seguro
O Nova RMTC engloba investimentos em segurança, com a instalação de mais de 6,5 mil câmeras de segurança, além da criação da Central de Segurança de Transporte. O projeto contempla ainda a integração entre o aplicativo Mulher Segura, da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP), e o SiM RTMC.
Coordenadora do Goiás Social, a primeira-dama Gracinha Caiado explicou que a medida garante o registro da ocorrência em poucos segundos. “Com essa integração damos mais um passo importante para a proteção das nossas goianas”, ponderou.