Impossível não virar a cabeça ao passar pela Primeira Avenida. O motivo é um grafite em vermelho, amarelo, laranja e azul que cobre a parede de um dos prédios da área II da PUC- GO, no Setor Leste Universitário, em Goiânia. A obra geométrica e abstrata do artista goiano Santhiago Selon (@selon.art) tem 150 m², foi concluída em três semanas durante o mês de julho e tem o propósito de “estimular as pessoas a terem um olhar diferente sobre a cidade”.
A intervenção consiste na realização do Projeto Invisível, financiado pelo Fundo de Arte e Cultura de Goiás (FAC), pretende ampliar a relação do cidadão com a arte e meio urbano. Inicialmente, o mural seria feito no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro, no Centro, para se integrar ao Beco da Codorna, localizado nos fundos do prédio. Porém, a construção apresentou problemas estruturais e o grafite teve de mudar de endereço. Uma parceira anterior, que coloriu os muros que cercam a PUC, deixou uma fresta para o novo trabalho.
Com 17 anos de carreira no grafite e formado em Design Gráfico, Santiago acredita que o mural traz muito de suas referências pessoais e é bastante condizente com seus últimos trabalhos. “A ideia mistura um pouco do grafite, de tipologia e da reflexão sobre a cidade: espaço urbano, arquitetura. E também tem influência da arte moderna”, ponderou o artista, que foi auxiliado por três pessoas, duas delas estudantes da Universidade na pintura do mural.
Alguns fatores adiaram a execução do projeto, aprovado pelo FAC em 2015. A liberação da verba demorou. Quando saiu, já no final de 2016, o período chuvoso impediu a pintura. Por fim, já em 2017 e durante o período de seca, restou o desafio de seguir o cronograma, uma vez que os recursos do edital permitiram a locação do material de elevação por um mês. A maior obra de Selon em termos de altura foi concluída habilmente.
O artista acumula trabalhos pelo País. Já executou murais em Belo Horizonte, Brasília e Salvador. No exterior, fez intervenções na Suíça, nos Estados Unidos e uma bem marcante para um desfile da linha da estilista Stella McCartney para a Adidas, em Londres, na Inglaterra. “Cada um (artista) vai contribuindo para a educação (da população), para a mudança da visão (sobre o grafite)”, afirmou Selon.
Em Goiânia, as formas pelo artista podem ser reconhecidas em muros do Setor Sul, ao percorrer as Avenidas T-7 e T-9, ao visitar empresas no Setor Santa Genoveva e Novo Mundo, até mesmo em algum lote abandonado. “Não tem tudo que pintei. O grafite tem essa coisa de que a cidade vai mudando”, contou Selon. A última intervenção do currículo, porém, será amplamente difundida por meio de fotos, vídeos e textos nas redes sociais. Incentivar as pessoas a interagirem com o marcante mural é a conclusão do projeto.
Mural – Projeto Invisível
Endereço: Primeira Avenida, nº 458-590, Setor Leste Universitário – Goiânia;
Instagram: @selon.art