O Governo de Goiás prorrogou, conforme instrução do Ministério da Saúde (MS), a Campanha de Multivacinação em todo o Estado. Assim, o objetivo é atualizar as cadernetas de menores de 15 anos. Além disso, segue com a campanha educativa “Xô Dodói”, com foco na imunização contra a poliomielite. Ambas seguem até o dia 30 de setembro, conforme instrução do Ministério da Saúde (MS).
Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal, a Secretaria de Saúde de Goiás (SES) lançou uma campanha publicitária voltada para as crianças menores de cinco anos, público-alvo da vacinação contra a paralisia infantil. A “Xô Dodói” está presente em todos os 246 municípios goianos por meio de informativos e cartazes. Ademais, terá, em breve, kits pedagógicos para todas as crianças aprenderem sobre a vacinação, de forma divertida. Dessa forma, a distribuição já começou aos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de Goiânia. A entrega é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação da capital, por meio do Programa Saúde na Escola.
Até o momento, Goiás alcançou 27,86% da população de crianças na faixa etária de 1 a 4 anos protegida contra a poliomielite. A estimativa populacional dessa faixa etária é de 405,6 mil pessoas, e foram aplicadas 112,9 mil doses. Antes do Dia D, em 20 de agosto, a cobertura estava em 19,73%.
Considerando a vacinação de rotina, o Estado está acima da média nacional em relação ao público menor de dois anos de idade. A única exceção é quanto à vacina tríplice viral. Goiás ainda está com 68,43%, enquanto no Brasil a cobertura está em 70,55%. Considerando o número de doses aplicadas durante a campanha de multivacinação o Estado ocupa o 10º lugar entre as unidades da federação.
Campanha de Multivacinação em Goiás
Mesmo que o foco da campanha seja a ampla proteção contra a poliomielite, a aplicação dos demais imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação é incentivada no Estado. A Secretaria de Saúde de Goiás lembra que todas as vacinas são seguras e estão registradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Os imunizantes para crianças e adolescente menores de 15 anos são: hepatite A e B; penta (DTP/Hib/Hep B); pneumocócica 10 valente; VRH (vacina rotavírus humano); meningocócica C (conjugada); VOP (vacina oral poliomielite); febre amarela; tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba); tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba, varicela); DTP (tríplice bacteriana); varicela e HPV quadrivalente (papilomavírus humano).
Também estão à disposição para adolescentes as vacinas HPV, dT (dupla adulto); febre amarela; tríplice viral, hepatite B, dTpa e meningocócica ACWY (conjugada). É importante destacar que as vacinas contra Covid-19 podem ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais do Calendário Nacional, na população a partir de três anos de idade.