O governo de Goiás lançou, nesta sexta-feira (30/7), o programa Retomada Cultural, que vai atender um dos setores mais afetados pela pandemia de Covid-19, de forma ampla. O evento de lançamento aconteceu no Teatro Goiânia, no Centro da capital, com presença do governador do Estado, Ronaldo Caiado, que exaltou o impacto para produtores culturais, classe artística e público. E, que a ideia do programa é fazer um “resgate” do segmento.
Assim, uma série de medidas foram anunciadas para o setor cultural. Dentre elas, está a efetivação do Plano Estadual de Cultura. A consulta pública para elaboração, aliás, está aberta no site da Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás). Esta é uma etapa anterior ao envio para apreciação dos deputados estaduais, que conta com a participação dos cidadãos.
Crédito e financiamento para a Cultura
Para facilitar o acesso a linhas de crédito e financiamento, o governo de Goiás abriu um posto de atendimento do Programa Mais Crédito, na Vila Cultural Cora Coralina, no Centro. Assim, o espaço será usado para esclarecer dúvidas e apresentar opções de linhas de crédito aos profissionais do setor artístico.
Além disso, foi anunciado o Contrapartida Cultural, que prevê apoio a iniciativas culturais por empresas interessadas em obter acesso ao crédito facilitado do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO). A iniciativa também tem como objetivo regionalizar o segmento em Goiás, promovendo ações culturais em todas as regiões do Estado.
Planejamento de eventos seguros na Retomada Cultural
Também foi divulgado, como medida do Retomada Cultural, o projeto Evento Cultural Seguro, com protocolos para reabertura dos espaços culturais estaduais. Dessa forma, a reabertura dos espaços e realização de eventos, que servirão de exemplo para iniciativas locais e privadas, acontecerá de acordo com o avanço da vacinação.
O projeto inclui orientações, como a exigência de teste negativo para Covid-19 nas últimas 48 horas, tapete sanitizante, aferição de temperatura e disponibilização de álcool gel. Além disso, poltronas separadas, uso obrigatório de máscara e distanciamento de 1,5 m. Há ainda a proibição do consumo de alimentos e bebidas no interior dos espaços durante eventos.
No último dia 17 de julho, o governo de Goiás realizou, de forma híbrida, a 4ª Live Cultural Solidária, em parceria com o 2° Arraiá Goiânia. Assim, este evento funcionou como primeiro teste para os protocolos de biossegurança contra a Covid-19. Estiveram no Teatro Goiânia, 121 pessoas com, ao menos, uma dose de vacina ou que testaram negativo para a doença. Quem participou, está sendo monitorado semanalmente.
Casa da Cultura Goiana e Circuito Cultural no interior
A Retomada Cultural também prevê a implantação da Casa da Cultura Goiana até o final de 2022. Além disso, o restauro e requalificação de igrejas tombadas pelo Estado de Goiás. O programa inclui desconto na locação dos espaços culturais para artistas goianos enquanto durarem os efeitos da pandemia.
Houve ainda o lançamento do Circuito Cultural em municípios do interior. Em breve, segundo informações da Secretaria de Comunicação do Governo de Goiás (Secom/GO) serão lançados os festivais de Artes de Porangatu e Música Canto por Todos os Cantos. Além disso, os já tradicionais Canto da Primavera e Festival Internacional de Cinema Ambiental (Fica) 2021 e o Fica Itinerante, que contemplará 18 municípios.
O governador assegurou ter em caixa os recursos para todos os projetos apresentados. “Qualquer evento que o Governo de Goiás fizer sob minha gestão, as pessoas terão certeza absoluta que vão receber o dinheiro”, afirmou.
Outra medida que faz parte do Retomada Cultural é a Juventude Cultural, uma ação ligada à Secult Goiás, à Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e à Universidade Federal de Goiás (UFG), cuja meta é levar arte para cerca de 500 mil estudantes da rede estadual de ensino.
*Com informações da Secom Goiás