O Governo de Goiás, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), e em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, abre nesta segunda-feira (8/8), a Campanha de Multivacinação. Assim, o objetivo é alertar a população sobre a importância e os benefícios da vacinação em crianças e adolescentes menores de 15 anos. Dessa maneira, as vacinas, que serão disponibilizadas gratuitamente nas unidades de saúde de Goiânia e todos os outros municípios do Estado, protegem contra doenças imunopreveníveis como sarampo, tétano e tuberculose. Além disso, coqueluche, difteria, meningites e hepatites, dentre outras.
A meta da Campanha de Multivacinação é atualizar o cartão vacinal. Os dados da SES mostram que nos últimos anos as coberturas vacinais de todas as vacinas estão bem abaixo de 95%. Esse número é a meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS) para garantir a proteção coletiva de toda a população infantil. Em média, neste ano no Estado a cobertura vacinal está pouco acima dos 50%.
Uma campanha de cunho educativo para alertar os pais e responsáveis sobre a importância da imunização está sendo preparada pelo Governo de Goiás. Dessa forma, está sendo preparada para a semana do Dia D (20/8).
Vacinas seguras e eficazes
Todas as vacinas incluídas no Calendário Nacional de Vacinação da Criança e do Adolescente, e que estarão na Campanha de Multivacinação em Goiás, foram estudadas, avaliadas e validadas há mais de 30 anos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Assim, são extremamente seguras e com efeito de debelar o risco de adoecimento de crianças e adolescentes.
Autoridades sanitárias reiteram que vacinas salvam vidas. Ademais, que a vacinação é uma das intervenções de saúde pública consideradas mais eficazes. Pesquisas desenvolvidas pelo MS revelam que o uso de vacinas e o avanço nas coberturas vacinais ao longo das últimas décadas levaram à diminuição da incidência das doenças imunopreviníveis.