A partir da nova remessa de imunizantes que chegou ao Estado nesta quinta-feira (24/6), o governo de Goiás passa a ter novas regras para a vacinação contra a Covid-19. Assim, 90% das doses serão para o público geral, dividido por faixas etárias. Além disso, os 10% restantes serão destinadas a grupos específicos. A informação foi confirmada pelo governador Ronaldo Caiado.
A vacinação contra a Covid-19 em Goiás deverá retomar um ritmo mais rápido a partir desta sexta-feira(25/6). É que Goiás recebeu, na manhã desta quinta, 150,1 mil doses de imunizantes.
A remessa tem 100 mil unidades da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, e 50,1 mil da Janssen, da Johnson & Johnson. Metade do novo lote de Coronavac deve ser para primeira dose e o restante para reforço. Já as vacinas da Johnson & Johnson são dose única. Nesta sexta-feira (24/6), também desembarcam em território goiano mais 74,8 mil unidades da vacina da Pfizer.
Mudanças na vacinação contra a Covid-19 em Goiás
Segundo o governador Ronaldo Caiado, lactantes, garis e profissionais da imprensa e da educação estarão entre estes 10% na nova regra de vacinação contra a Covid-19 em Goiás. Porém, este grupo poderá ser alterado pelas prefeituras, que poderão decidir qual categoria incluir, dentro da realidade de cada município.
O titular da Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO), Ismael Alexandrino, faz um alerta para que a população procure os postos conforme as regras de cada município. Em especial, ele pede para que os cidadãos voltem para tomar o reforço do imunizante. “As vacinas mostram grande eficácia para diminuir óbitos e as internações, o que é o grande objetivo”, pontua.