A Secretaria de Cultura de Goiás (Secult Goiás) confirmou nesta segunda-feira (8/6) a edição digital do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) 2020. Dessa maneira, a 21ª edição do Festival, um dos mais importantes eventos culturais do Estado e referência no Brasil e no mundo, será realizada entre os dias 16 a 21 de novembro. A medida se dá devido a atual realidade de Goiás e do Brasil, com medidas de isolamento e distanciamento social por causa da pandemia do coronavírus (Covid-19).
As inscrições vão até o dia 27 de setembro, e podem ser feitas pelo site oficial do festival. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis desde o dia 28 de agosto. Estão aptos para concorrer à seleção da Mostra Competitiva filmes que tenham sido lançados a partir do dia 1º de janeiro de 2017. Além disso, não podem ter sido selecionados em edições anteriores do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental.
Programação
Em novo formato, o Fica 2020 traz um leque de atrações em sua programação. Além das mostras competitiva e paralela, haverá palestras, mesa de debates, oficinas, laboratório de consultoria, promovidos por meio de ferramentas digitais.
A seleção das obras competitivas das mostras será feita por um júri especializado, composto por três membros. A lista de selecionados será publicada no site do festival (www.fica.go.gov.br) até o dia 12 de outubro de 2020, sendo esse prazo prorrogável a critério da organização do festival.
Neste novo formato, a premiação do Fica 2020, que soma mais de R$142 mil terá um diferencial. Serão pagos valores para as mostras competitivas e também o prêmio denominado José Petrillo, em forma de taxa de seleção, para cada filme escolhido nas mostras competitivas. Dessa forma, segundo a organização, a ideia é escolher uma maior quantidade de filmes contemplados com recursos.
Homenagem
O Fica 2020 irá homenagear este ano o jornalista Washington Novaes, que faleceu em Aparecida de Goiânia, no dia 25 de agosto deste ano, após passar por uma cirurgia.
Washington despertou a atenção do Brasil e do mundo para o Cerrado e a Amazônia. Destacou-se durante toda a sua carreira no jornalismo, audiovisual, na militância ambiental e à causas indígenas.
A história desse festival deve-se muito à contribuição do ambientalista, que foi um de seus principais entusiastas e um importante mentor do formato do evento. Realizou diversas funções em várias edições, emprestando ao festival sua competência e inteligência.
Para celebrar sua carreira, o Fica exibirá, em sua programação, alguns de seus mais importantes trabalhos na Mostra Washington Novaes.
O Festival
O Fica é um dos mais importantes projetos culturais desenvolvidos pela Secretaria de Cultura de Goiás. Assim, o Festival nasceu sob a motivação de propagar as potencialidades de Goiás para um cenário internacional.
Idealizado pelo jornalista e publicitário Jaime Sautchuk, o Fica exibe e premia obras em vídeo e película cuja temática é a defesa da qualidade de vida na Terra. Dessa maneira, o Festival tem como palco fixo a cidade de Goiás consolidou-se como uma grande amostragem do cinema ambiental de todo o mundo. Assim, tem uma trajetória de êxito que se materializa pelo crescente número de países participantes.
Além de aquecer o turismo e a economia local, o Festival gera em torno de si uma série de atividades ligadas ao cinema e ao meio ambiente. Assim, agrega produtores, realizadores e divulgadores do cinema ecológico. Ademais, tem shows musicais e uma troca de experiência por meio de debates, fóruns e oficinas.
Como resultado, ajudou a desenvolver uma cultura de cinema em Goiás, com o surgimento de diversos cursos superiores na área, e cineastas de grande talento que foram formados pelo Festival. E o setor de audiovisual passou a representar uma importante atividade econômica, gerando emprego e renda em todo o Estado.
Serviço – Fica 2020
Quando: De 16 a 21 de novembro
Onde: Totalmente on-line
Inscrições: http://www.fica.go.gov.br/