Nesta quinta-feira (17/4), a cidade de Goiás será cenário de um casamento simbólico que une afeto, ancestralidade e diversidade: o Dia do Amor de Januário e Fraga. A celebração, conduzida pelo estilista Ronaldo Fraga, é parte de um processo artístico e afetivo que mobilizou juventudes LGBTQIA+ e coletivos criativos em torno da criação de um momento de pertencimento e resistência.
O projeto tem a participação ativa da artista e produtora Naya Violeta, das Mulheres Coralinas e do projeto Mais um sem dor, que juntos realizaram uma oficina com 15 jovens LGBTQIA+.
Durante o processo, foram bordadas memórias e afetos, confeccionados foram bordados cerca de 200 corações * que serão distribuídos como lembranças, figurinos dos garçons e cerca de *oito looks sob medida para os convidados e convidadas do casamento — tudo inspirado na proposta “Vista-se de Coragem”.
“Foi um bordado coletivo, de conexão, escuta e muito respeito. Cada linha costurada reafirma o nosso compromisso ancestral com o presente e com o que ainda está por vir”, conta Naya Violeta, idealizadora e madrinha do projeto.
A proposta do casamento vai além da celebração simbólica: trata-se de um manifesto pelo direito de amar, de existir e de ocupar espaços históricos com arte, escuta e respeito. A iniciativa também conecta o passado e o futuro da juventude LGBTQIA+, unindo técnicas manuais, escuta ancestral e novas possibilidades de narrativas para o presente.
Serviço: Dia do Amor de Januário e Fraga | Cidade de Goiás
Quando: Quinta-feira (17/4)
Onde: Cidade de Goiás