A cidade de Goiás será palco de mais uma edição do Circuito das Cavalhadas neste fim de semana (29 e 30/8), mantendo viva uma tradição iniciada há 205 anos. A encenação da batalha entre mouros e cristãos será no Estádio Municipal Dr. Hélio de Loyola, a partir das 18h, com entrada gratuita.
Realizadas pela primeira vez em 1820, durante as festividades do Divino Espírito Santo, as Cavalhadas da cidade de Goiás foram promovidas ininterruptamente por cem anos, até uma pausa no final da década de 1920 e uma breve retomada nos anos 1940. Depois, voltaram a ocorrer entre 1980 e 1990. O retorno definitivo se deu em 2022, com a ampliação do Circuito das Cavalhadas, promovido pelo Governo de Goiás.
A participação da cidade de Goiás tem papel fundamental no Circuito, que hoje reúne 15 municípios. Patrimônio Mundial reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a antiga capital goiana preserva arquitetura singular, tradições seculares e uma natureza exuberante. A realização das Cavalhadas fortalece o turismo local, uma das principais atividades econômicas do município.
“Retomar as Cavalhadas na cidade de Goiás e caminhar lado a lado com o povo vilaboense na realização desse festejo histórico é reafirmar que o Governo de Goiás tem como missão fortalecer nossas raízes e valorizar nossas tradições”, afirma a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes.
Mais sobre as Cavalhadas na cidade de Goiás
As Cavalhadas no município também marcam a reta final do Circuito 2025: o município é o 12º a realizar a festa neste ano. As próximas edições acontecem em Pilar de Goiás (6 e 7 de setembro), Corumbá de Goiás (5, 6 e 7 de setembro) e Silvânia (20 e 21 de setembro).
Para a realização das Cavalhadas nos 15 municípios participantes, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), destinou R$ 4 milhões em 2025. O investimento é utilizado na infraestrutura necessária ao evento, como arquibancadas, tendas, banheiros e demais estruturas para receber o público com segurança e conforto.