O governo de Goiás, juntamente com o município de Goiânia, alterou para 100% por idade a vacinação contra a Covid-19 no Estado. A decisão foi tomada após reunião da Comissão Intergestora Bipartite do Estado de Goiás (CIB-GO). A informação foi dada pelo titular da Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO), Ismael Alexandrino, em entrevista à Rádio Sagres na manhã desta quarta-feira (7/7). Porém, não foi informado quando a medida começará a valer.
Segundo o secretário, o importante é vacinar o maior número possível de pessoas no menor intervalo de tempo, inclusive os que estão nas ruas trabalhando. “Até para que não haja vacinas paradas nos refrigeradores dos Municípios. Foi pactuado e será publicada hoje (nesta terça-feira) uma resolução para que os municípios procedam a vacinação 100% descendo por idade”, afirmou na entrevista.
Porém, Ismael Alexandrino afirmou que alguns grupos ainda poderão ser priorizados na vacinação contra a Covid-19 em Goiás e Goiânia. Dessa maneira, profissionais de Saúde e idosos extremos, por exemplo, poderão ser imunizados fora das regras vigentes.
“Eventualmente, se o profissional de saúde de 23 anos, por exemplo, for contratado e for trabalhar em uma unidade de saúde e o município dele ainda não chegou nessa idade, essa pessoa deverá ser vacinada”, disse o secretário à Sagres.
Vacinação contra a Covid-19 em Goiás
Levantamento realizado pela Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) até o dia 7 de julho mostra que, referente à primeira dose, foram aplicadas mais de 2,4 milhões de doses contra a Covid-19 em Goiás. Ademais, em relação à segunda dose, foram vacinadas pouco mais de 787,1 mil pessoas.
Em relação ao número total de vacinas, o Estado já recebeu mais de 4,3 milhões doses de imunizantes. No total, foram 1,5 milhão da CoronaVac, mais de 2,2 milhões da AstraZeneca, 462,1 mil da Pfizer e 148,9 mil da Janssen.
A SES-GO também informou que houve 689,3 mil casos de Covid-19 em Goiás. O total de óbitos confirmados pela doença é de 19,5 mil.