Goiás recebeu, na madrugada desta quinta-feira (27/5), mais 19,9 mil vacinas contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech. Assim, todas serão destinados para aplicação da primeira dose. A remessa chegou ao Aeroporto Internacional Santa Genoveva, em Goiânia. Após, seguiu para a Central Estadual de Rede de Frio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), também na capital. Este é o 26º lote de imunizantes a chegar no Estado.
Segundo o titular da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Ismael Alexandrino, a atitude da população é fundamental para evitar a maior disseminação do coronavírus. “O momento exige de nós, cidadãos, uma consciência em relação ao nosso comportamento, sobretudo no que tange às aglomerações e ao uso de máscara”, explica.
Com mais esse carregamento, o quarto de vacinas contra a Covid-19 produzidos pela Pfizer/BioNTech, Goiás já recebeu 2.861.170 de doses. Assim, são 1,3 milhão da CoronaVac, 1,4 milhão da AstraZeneca e, agora, 95,9 mil da Pfizer.
O números das vacinas contra a Covid-19 em Goiás
Segundo o boletim da SES GO, já foram aplicadas mais de 1,3 milhão de primeiras doses contra Covid-19 em Goiás. Além disso, em relação à segunda dose, são 632 mil pessoas já imunizadas.
A Secretaria de Saúde chama a atenção ainda que, o “Re”, indicador que mede a velocidade de contágio pelo coronavírus, cresceu no Estado. Assim, conforme o último boletim epidemiológico, divulgado nesta quarta-feira (26/5), Goiás tem pouco mais de 600 mil casos de doença, com 16,8 mil óbitos confirmados. A taxa de letalidade está em 2,8%.
A taxa de ocupação hospitalar também apresenta elevação. No último final de semana o Hospital de Campanha (HCamp) de Goiânia, registrou um salto na ocupação de leitos de 82% para 94%.