Goiás recebe, nesta quinta (8/7) e sexta-feira (9/7), mais uma remessa de vacinas contra a Covid-19. Assim, chegam ao Estado mais de 116,9 mil doses. No total, hoje serão 87,7 mil doses da Pfizer, todas para a primeira aplicação. Além disso, outras 29,2 mil da CoronaVac, que chegam na sexta, para primeira e segunda dose. A informação foi confirmada pelo governador Ronaldo Caiado em seu Twitter na manhã desta quinta.
Na quarta-feira (7/7), o governo de Goiás, juntamente com o município de Goiânia, alterou o critério de imunização. Agora, ele é 100% por idade. Ou seja, a idade passa a ser o único critério da vacinação contra a Covid-19 no Estado. A decisão foi tomada após reunião da Comissão Intergestora Bipartite do Estado de Goiás (CIB-GO). A medida já vale a partir desta remessa de vacinas.
Segundo o titular da Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO), Ismael Alexandrino, o importante é vacinar o maior número possível de pessoas no menor intervalo de tempo, inclusive os que estão nas ruas trabalhando.
“Até para que não haja vacinas paradas nos refrigeradores dos Municípios. Foi pactuado e será publicada hoje (última terça-feira) uma resolução para que os municípios procedam a vacinação 100% descendo por idade”, afirmou.
Vacinação contra a Covid-19 em Goiás
Levantamento realizado pela Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) até o dia 7 de julho mostra que, referente à primeira dose, foram aplicadas mais de 2,4 milhões de vacinas contra a Covid-19 em Goiás. Ademais, em relação à segunda dose, foram vacinadas pouco mais de 787,1 mil pessoas.
Em relação ao número total de vacinas, o Estado já recebeu mais de 4,3 milhões doses de imunizantes. No total, foram 1,5 milhão da CoronaVac, mais de 2,2 milhões da AstraZeneca, 462,1 mil da Pfizer e 148,9 mil da Janssen. A SES-GO também informou que houve 689,3 mil casos de Covid-19 em Goiás. O total de óbitos confirmados pela doença é de 19,5 mil.