Goiás recebe, na madrugada desta sexta-feira (18/6), mais de 126 mil doses de vacinas contra a Covid-19. Assim, são 77,2 mil vacinas da Pzifer que chegam no Estado e serão utilizadas para primeira dose. Além disso, na mesma manhã, chegam 49,6 mil vacinas Coronavac, que serão aplicadas para primeira e segunda doses. A informação foi confirmada pelo governador Ronaldo Caiado em seu Twitter.
Esta remessa irá seguir a nova regra do Plano Nacional de Imunização (PNI). Dessa maneira, 30% das vacinas contra a Covid-19 que chegarem a Goiás serão aplicadas em pessoas com comorbidades. Ademais, os outros 70% serão para a população em geral, por ordem decrescente de idade, de acordo com a imunização em cada município.
Em coletiva de imprensa última segunda-feira (14/6), o governador anunciou que, até setembro, a previsão é que toda faixa etária acima de 18 anos esteja vacinada Goiás. “Acreditamos que vamos rapidamente avançar na faixa etária e poderemos chegar ao mês de setembro com maior tranquilidade, com toda faixa acima de 18 anos 100% vacinada”, garantiu.
Goiás também recebeu, na terça-feira (15/6), o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a importação da vacina Sputnik V, desenvolvida pela Rússia. Assim, serão compradas 142 mil doses do imunizante contra a Covid-19, que será aplicada em 71 mil pessoas, já que tem duas doses.
Caiado afirmou ainda que todos os professores de Goiás irão receber vacinas contra a Covid-19 até o mês de julho. Assim, deverá acontecer o retorno às aulas presenciais na rede pública de ensino no mês de agosto.