O Parque Zoológico de Goiânia apresentou nesta quarta-feira (22/1) ao público o novo casal de moradores: Juca e Mel são raposas do campo, também conhecidas como raposinhas, animais típicos do Cerrado.
Eles chegaram ao zoo em novembro de 2024, e passaram por um período de quarentena, para adaptação e para cumprir o protocolo de segurança. Na segunda-feira, foram colocados no novo e definitivo recinto e, mais uma vez, tiveram uma adaptação considerada excelente.
“Eles estão bem, se alimentam normalmente, e continuaram assim quando os levamos para o recinto novo”, conta a médica veterinária Jamile França, supervisora geral do Parque Zoológico de Goiânia.
Agora, os profissionais do local vão observar como será a reação de Juca e Mel à presença de um número maior de pessoas, situação inusitada para eles, que foram encaminhados pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de Catalão, no sudeste de Goiás.
De acordo com a coordenação do Zoológico de Goiânia, os animais chegaram com boa saúde. Mel foi encontrada com uma lesão na pata traseira direita, que teve uma parte amputada. Ambos estão aptos à reprodução.
“Foram pareados e a intenção é de que eles se reproduzam aqui para a conservação dessa espécie tão importante para o nosso Cerrado”, explica Jamile França. As raposinhas são próprias do Cerrado e têm a classificação de vulneráveis na escala de risco de extinção.
O período escolhido para disponibilizar o casal para visitação também foi estratégico, na semana de volta às aulas, quando a movimentação de visitantes é menor e o parque recebe de 500 a 1 mil pessoas por dia. O maior fluxo de visitas é nas férias, e aos sábados e domingos.
Mais moradores no Zoológico de Goiânia
Atualmente, o Zoológico de Goiânia aguarda a chegada de um casal de papagaios campeiros e uma jiboia, que serão enviados pelo Cetas de Goiânia. Também está sendo finalizada uma negociação com o Zoológico de Brasília, para o envio de outros bichos. Atualmente, o plantel do parque de Goiânia é de 411 animais.