A Grande Sala da Vila Cultural Cora Coralina, em Goiânia, recebe, a partir desta terça-feira (21/10), a exposição “Caminhos de Terra e Vento”, intercâmbio cultural que une a arte contemporânea de Goiás ao Museum of Contemporary Art of the Americas, sediado em Miami (EUA) – responsável pela Coleção Rodríguez, uma das mais importantes de arte cubana e latino-americana contemporânea. A inauguração será às 19h, aberta ao público.
Projeto do Instituto Urukum, a mostra conta com apoio financeiro do Governo de Goiás, por meio do Programa Goyazes, operacionalizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Com curadoria voltada para o diálogo entre o enraizamento cultural e a fluidez criativa, “Caminhos de Terra e Vento” simboliza os percursos dos artistas que, partindo de suas raízes locais, expandem suas expressões pelo mundo.
A exposição propõe uma reflexão sobre os trajetos dinâmicos da arte, onde o movimento e a memória se entrelaçam em constante transformação.
A concepção e curadoria da mostra são assinadas por Dayalis González Perdomo (Miami), que também intermediou o projeto por meio da GALA Foundation, e pelo artista plástico goiano Aguinaldo Coelho, doutor em arte e cultura visual pela Universidade Federal de Goiás (UFG).
“Juntos, constroem uma ponte simbólica entre dois territórios culturais, aproximando a Coleção Rodríguez e o acervo de instituições culturais goianas em uma mostra que celebra as afinidades visuais e poéticas entre os artistas”, afirma o texto de divulgação da Secult Goiás
“Caminhos de Terra e Vento” reúne 42 artistas da Coleção Rodríguez – pertencente ao MOCAA -, coleções parceiras, e 50 artistas de Goiás, totalizando 120 obras. O conjunto goiano apresenta trabalhos vindos de importantes acervos públicos, como Museu de Arte de Goiânia (MAG), Museu de Arte de Anápolis (MAPA), Museu de Arte de Britânia (MABRI) e Instituto Antônio Poteiro; além de obras de coleções particulares e de artistas consagrados do estado.
A mostra fica em cartaz até 7 de dezembro. A expectativa dos organizadores é de que cerca de 12 mil visitantes passem pela exposição, evidenciando seu potencial de impacto cultural e visibilidade.
A Vila Cultural Cora Coralina funciona todos os dias da semana, com entrada gratuita de visitantes das 9h às 16h, pois o espaço fecha às 17h. É permitida entrada de animais de estimação em algumas exposições, desde que com coleira.
Serviço: Exposição: “Caminhos de Terra e Vento” | Vila Cultural Cora Coralina
Inauguração: Terça-feira (21/10) – 19h
Onde: Grande Sala – Vila Cultural Cora Coralina (Rua 23 com rua 3, Setor Central, Goiânia)
Quando: 21 de outubro a 7 de dezembro
Funcionamento ao público: Todos os dias, das 9h às 16h (a unidade fecha às 17h)
Entrada: Gratuita