A Vila Cultural Cora Coralina, no Centro de Goiânia, inaugura a exposição “Uma história de Autenticídio”, do artista visual e filósofo Ivaan Hansen, nesta quinta-feira (16/10), às 19h. Com curadoria de Joaquim Olivreiro e produção de Rosângela Camargo, a mostra reúne oito telas inéditas que convidam o público a refletir sobre a condição humana, suas fragilidades e urgências, em meio ao excesso de estímulos do mundo contemporâneo. A entrada é gratuita.
Reconhecido por uma linguagem autoral e crítica, Ivaan Hansen constrói narrativas visuais que revelam o pensamento, a memória e a dor dos personagens retratados.
Elementos simbólicos sobre as cabeças das figuras funcionam como estados mentais materializados, transformando cada obra em um espelho que devolve ao espectador sua própria imagem e inquietações.
“Colocar o ser humano como protagonista é lembrar que, apesar de todo o ruído do mundo, ainda somos nós que estamos em jogo. Nossa identidade, nossa autenticidade e nossa própria essência”, afirma o artista.
Segundo o curador Joaquim Olivreiro, a exposição transforma os personagens pintados em eus-líricos de uma história fragmentada e poética. “Imaginei suas vidas, seus medos, o antes e o depois da cena congelada na pintura e transformei tudo isso em relatos confessionais”, explica.
No sábado, 25 de outubro, às 16h30, o ator Matheus Gomes realiza uma leitura dramática sobre as obras expostas, aprofundando a experiência estética e emocional da mostra. A exposição fica em cartaz até 3 de novembro.
A Vila Cultural Cora Coralina, unidade da Secretaria de Estado da Cultura de Goiás (Secult Goiás), funciona todos os dias da semana, com entrada gratuita de visitantes das 9h às 16h, pois o espaço fecha às 17h. É permitida entrada de animais de estimação, desde que com coleira. A classificação etária é de 14 anos.
Serviço: Exposição “Uma história de Autenticídio” de Ivaan Hansen | Vila Cultural Cora Coralina
Abertura: Quinta-feira (16/10) – às 19h
Visitação: De 17/10 a 03/11
Funcionamento: das 9h às 16h (a unidade fecha às 17h)
Onde: Vila Cultural Cora Coralina – Sala Antônio Poteiro | Rua 23 com Rua 3 Centro
Leitura dramática: Sábado, 25/10, às 16h30, com o ator Matheus Gomes
Mais informações: @ivaanhansen
Classificação: 14 anos