A Vila Cultural Cora Coralina, no Centro de Goiânia, recebe o lançamento do livro “Poesias Soltas: O Embrião que Nasceu e Foi Crescendo”, de Ataopa, neste sábado (10/5), às 14h. A obra faz parte da coletânea “Escritos do Meu Punho” e apresenta uma seleção de poesias que refletem o contexto africano-angolano.
Com uma linguagem própria, que mescla o português de Angola e o Kimbundu , uma das línguas nacionais do país, a obra propõe uma imersão antropológica e poética, permitindo ao leitor ampliar sua visão cultural e explorar novas perspectivas sobre identidade, realidade e fantasia. A entrada para o evento na unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), é gratuita.
Dividido em duas coletâneas, o livro transita entre o cotidiano e a imaginação, com poesias inspiradas na vivência do autor, sua relação com a sociedade e sua trajetória por diferentes territórios.
A maior fonte de inspiração de Ataopa é o Ser Supremo, seguido pelas experiências do dia a dia, que são transformadas em sentimentos poetizados. Enquanto a maior parte das poesias tem suas raízes na realidade angolana, algumas foram escritas a partir de vivências em países como Moçambique e Irlanda , onde o autor residiu temporariamente.
O projeto literário teve início em 2017, em Angola, quando Ataopa começou a registrar suas ideias no papel. Posteriormente, foi refinado ao longo de experiências de voluntariado realizadas em diferentes regiões do país, assim como em Moçambique e Irlanda.
Finalmente, ganhou forma definitiva no Brasil, em 2024 , com o apoio editorial da Editora e Livraria Appris , em Curitiba. O processo de desenvolvimento da obra passou por diversas etapas, incluindo avaliação e aprovação editorial, até consolidar-se como uma publicação acessível ao público.
Com uma escrita sensível e uma abordagem singular, “Poesias Soltas” convida os leitores a embarcarem em uma jornada entre realidade, imaginação e identidade , explorando o rico contexto cultural afro-angolano.
Serviço: Lançamento: “Poesias Soltas: O Embrião que Nasceu e Foi Crescendo”, de Ataopa | Vila Cultural Cora Coralina
Quando: Sábado (10/5) – 14h
Onde: Rua 3 – Centro
Entrada: Gratuita