O Tribunal Regional do Trabalho – TRT da 18ª Região inaugura, nesta quinta-feira (23/1), em Goiânia, o Centro Cultural Trabalhista, novo espaço dedicado às artes plásticas e visuais em Goiás. A inauguração, às 16h, será marcada pela mostra coletiva “Encontro com a Arte”, que reúne 70 obras, doadas pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
As pinturas e esculturas foram criadas por 46 artistas residentes em Goiás e são fruto de contrapartida em edital da lei federal Aldir Blanc, operacionalizada pela pasta. O conjunto de obras passa a integrar o acervo permanente do Centro Cultural, localizado no pavimento térreo do Complexo Trabalhista de Goiânia, no Setor Bueno.
A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, ressalta que a doação das artes vai além da entrega de quadros ou esculturas para o novo espaço cultural.
“Esse gesto não apenas enriquece o acervo do tribunal, mas também reafirma a importância da arte como um elo entre Justiça e sociedade. Estamos entusiasmados em contribuir para a valorização dos artistas locais e proporcionar mais um espaço onde a cultura e a arte possam florescer e inspirar a todos”, afirma a titular da Cultura.
Para o presidente do TRT, desembargador Geraldo Nascimento, “o tribunal, ao valorizar os artistas goianos e oferecer à comunidade acesso à cultura, contribui para o fortalecimento da identidade cultural do Estado e demonstra o compromisso da instituição com o desenvolvimento cultural e social da região”.
As obras expostas foram produzidas durante a pandemia e financiadas pela Lei Emergencial Aldir Blanc, com apoio do Governo de Goiás, por meio da Secult Goiás.
O Concurso para Seleção de Projetos de Artes Visuais, fruto dessa lei, abriu oportunidades para os artistas goianos, que puderam produzir e compartilhar suas obras.
Serviço: Inauguração do Centro Cultural Trabalhista e abertura da exposição “Encontro com a Arte” | TRT da 18ª Região
Quando: Quinta-feira (23/01)
Horário: às 16h
Local: Térreo do Complexo Trabalhista – Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, Rua T-52, nº 554, Setor Bueno, Goiânia – GO (entrada também pode ser feita pelo 1º andar do Fórum Trabalhista de Goiânia, na Rua T-51)
Artistas com obras na exposição:
– Amanda Naomi Yuki
– André Felipe Cardoso
– Antonio José Drummond Barboza
– Badu
– Broa
– Carlos Monaretta
– Dacruz
– Dan Lemos
– Daniela Marques
– Diego Chagas Oliveira
– Edney Antunes
– Fausto
– Ferds
– Fernando Ambrosi
– Fernando Costa Filho
– Francisco Veiga
– Frontana
– Gilmar Ferreira da Silva
– Guilherme Nélio Freitas Chapini
– Heitor Maia
– Ilda Aparecida Ribeiro de Santa Fé
– Isaac Alarcão
– Jessika Lorrane
– José Willian Vasconcelos Menezes
– Kboco
– Laurice
– Lidi Vilela
– Lilian Tôrres
– Lívia Chagas
– Maicon Cesar de Assis Soares Caetano
– Marcello Silva
– Mari Soares
– Maria Clara Curti Vieira Alves
– Micael Santos Oliveira
– Nancy de Melo
– Pedro Campos
– Pedro Galvão
– Pitágoras
– Rabbit
– Rei Souza
– Renan Accioly
– Selma Parreira
– Snow
– Suelita Silva Costa
– Walter Pimentel
– Wander Von Wander